Arquivo de fevereiro, 2007

Antagonismo marcou cobertura da mídia sobre as ações de Lampião

No nordeste, um facínora. No sudeste, um produto de condições sociais injustas. Esse antagonismo marcou a cobertura da mídia durante 50 anos em relação às ações do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Segundo o jornalista Artur Eduardo Valente Aymoré, "no nordeste, essa leitura equivocada aconteceu por influência direta dos coronéis, visto que muitos […]

Queda é a principal causa de traumas entre idosos

Por Vanessa Portes / vanessaportes@usp.br Uma pesquisa realizada na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) mostra que a maioria dos traumas sofridos por idosos é decorrente de quedas. De acordo com o estudo, 62% dos traumas ocorreram em conseqüência de quedas, 25,6% de acidentes de trânsito, especialmente os atropelamentos, e em terceiro […]

Fisioterapia implica menor tempo de permanência em UTI

Pesquisa realizada pelo Serviço de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP mostra que as sessões de fisioterapia reduzem em até 40% o tempo de permanência do paciente internado na  Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando aplicadas  sem interrupções, ou seja, 24 horas por dia. O […]

“Telhado verde” ameniza efeitos de calor e poluição

  A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP começou a implantar no último mês de novembro um “telhado verde” sobre a cúpula do prédio do Centro de Educação Permanente em Saúde Pública. A cobertura vegetal servirá para reduzir o calor e o ruído provocados em dias de chuva dentro do edifício, além de ajudar […]

Neuroimagem mostra resultado positivo de terapia para tratar traumas psicológicos

Uma pesquisa comprovou os benefícios da terapia de exposição e reestruturação cognitiva no tratamento do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) parcial. Pacientes traumatizados por assaltos, acidentes ou violência sexual que foram submetidos à psicoterapia conseguiram superar o evento traumático ao elaborarem um novo significado para a experiência. O mesmo não aconteceu com o grupo controle, […]

USP expande fronteiras e realiza ações sociais em comunidades carentes

A produção de conhecimento da USP agora vai para além dos muros da Universidade. Alunos e professores de diversos cursos vêm integrando projetos de extensão que visitam comunidades carentes de serviços básicos, no interior de São Paulo ou em outros estados, e realizam ações em áreas ligadas às atividades desenvolvidas por cada unidade dentro da […]

Programa de inclusão da USP apresenta resultado positivo

Por Olavo Soares, do USPOnline / osoares@usp.br Os números superaram as expectativas da Universidade. A Fuvest 2007, que teve os primeiros calouros fazendo suas matrículas nos dias 12 e 13 desse mês, registrou uma aprovação de alunos oriundos de escolas públicas cerca de 20% superior à do ano anterior. O bom resultado deve-se a uma […]

Sistema pode administrar automaticamente drogas de tamanhos e tipos variados

Por Aline Moraes / a.moraes@usp.br Estudo realizado no Instituto de Química (IQ) da USP desenvolveu o modelo para um sistema inédito de administração de medicamentos controlado eletroquimicamente, que os libera automaticamente dentro do corpo do paciente e pode ser programado para os mais variados tipos e tamanhos de droga. “Chegamos perto de um sistema do […]

Sistema de suporte de decisão vai facilitar gerenciamento de sistemas hídricos

A partir do segundo semestre deste ano, os comitês de bacias hidrográficas poderão se utilizar de uma importante ferramenta para o gerenciamento e planejamento integrado de sistemas hídricos. Um estudo que vem sendo desenvolvido na Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC) vai resultar num novo Sistema de Suporte de Decisão (SSD) para […]

Docência leiga na Amazônia é vista como descontinuidade pela pedagogia moderna

Por Vanessa Portes / vanessaportes@usp.br No Instituto de Psicologia (IP) da USP, uma pesquisa com professores amazônidas, que atuaram como leigos em escolas ribeirinhas e da floresta, revela que tornar-se professor é constituir, repetir, (re)produzir, de modo singular, uma prática discursiva institucional. "É essa própria prática que autoriza o professor, inclusive o leigo, a ocupar […]

Agência USP de Notícias
| Agência USP agora é Jornal da USP | Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2018 Universidade de São Paulo