Pré-iniciação científica

A USP e a Secretaria Estadual de Educação premiaram na tarde desta quinta-feira (29), na Capital paulista, os oito melhores trabalhos de pesquisa realizados por alunos do ensino médio da rede pública que participaram do primeiro ciclo do Programa de Pré-Iniciação Científica, realizado nos campi da USP.

Foram premiados os dois melhores trabalhos de quatro categorias (ciências agrárias, biológicas, exatas e humanas). Cada grupo ganhou um notebook e um ano de assinatura da Revista Fapesp. O evento de premiação ocorreu no Centro de Convenções Rebouças.

Entre os premiados estão alunas da 3ª. série do ensino médio da rede estadual de Bauru que participaram do programa de iniciação científica em laboratórios do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HARC / Centrinho) da USP. Aos 17 anos, Vivian Alves, Monara Bianca Marinheiro e Raquel Belini Ariedi, alunas da Escola Estadual Dr. Luiz Zuiani, tiveram a oportunidade de conviver com pesquisadores e de desenvolver estudos científicos.

Durante um ano, 380 estudantes do ensino médio de 55 escolas da rede estadual – selecionados pela Secretaria da Educação – receberam bolsa de estudo e desenvolveram atividades de pesquisa nos laboratórios da USP, nas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas e agrárias.

A pró-reitora de Pesquisa da USP, Mayana Zatz, diz que o objetivo foi dar a oportunidade aos alunos de vivenciar o ambiente universitário, participar de projetos de pesquisa, desenvolver o espírito crítico e a curiosidade científica.

Com informações da SerCom Centrinho USP