Aplicativo leva calendário de eventos da USP aos smartphones

Denis Pacheco, do USP Online, email denis.pacheco@usp.br

Com alguns toques, usuário da app saberá o que acontece nos diversos campi da USP

A USP acaba de lançar seu primeiro aplicativo para smartphone. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS) e o professor Jun Okamoto Jr., da Escola Politécnica (Poli) da USP. Batizado de “Eventos USP”, o programa traz o conteúdo do Portal de Eventos da Universidade, permitindo ao usuário saber o que acontece nos diversos campi com apenas alguns toques. O lançamento aconteceu no último dia 24 de agosto.

Em sua essência, um aplicativo é um programa de computador (software) que tem como objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica. Quando atua em dispositivos móveis, o aplicativo ganhou o apelido de app. “Hoje em dia estamos num novo paradigma, o usuário usa seus próprios dispositivos. Não é mais necessário ver informações em um computador”, explica o professor Okamoto ao justificar a relevância de se investir nessa nova tendência.

A inspiração, que nasceu da necessidade de se ingressar no universo das plataformas móveis, foi também alimentada pelo que universidades do exterior já ofereciam aos seus principais públicos. Ao constatarem que nada parecido havia sido desenvolvido para a USP, o professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Poli e sua equipe partiram para a ação.

Informação na ponta dos dedos
O app mostra informações publicadas no site www.eventos.usp.br, permitindo que o usuário filtre entradas por localidade ou por tipo, compartilhe com amigos pelo Facebook ou Twitter e salve os eventos de seu interesse em sua agenda pessoal.

Foram meses de desenvolvimento até que ele finalmente pudesse ser disponibilizado ao público. Lançado primeiramente para o sistema operacional móvel do iPhone (iOS), criado pela empresa norte-americana Apple, também estará disponível em breve uma versão para Android, sistema operacional desenvolvido pelo Google.

“O objetivo é tornar as informações do portal mais acessíveis ao público, onde quer que esse público esteja”, revela Marcia Blasques, chefe da Divisão de Mídias Online da SCS e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da iniciativa. “As plataformas móveis permitem que o usuário acesse a informação que deseja, de modo rápido”, pontua.

Segundo o professor, as regras da Apple para a criação de apps tornaram o trabalho inicial uma tarefa menos árdua. Uma vez respeitadas restrições de idade e conteúdo (no caso da USP, o conteúdo é livre), a Apple avalia o aplicativo, por meio de sua App Store, verificando se não existem bugs. Em seguida, o desenvolvedor determina se o aplicativo vai ser pago ou gratuito e logo o libera para download na loja. “Agora, é só transportar para a versão Android”, esclarece Okamoto.

A ideia é manter o app sempre atualizado, de acordo com as necessidades que surgirem, incluindo aí mudanças de temas e novas versões de sistemas. Com o “Eventos USP”, o que se espera é atingir pessoas que frequentam a USP (campi da capital e do interior) e potenciais participantes dos eventos que a Universidade organiza.

Planejado para lançamento em breve, a parceria da SCS com o professor Okamoto prevê mais mais um app, que terá como foco transmitir as notícias da Universidade. “Outros grupos da Universidade estão desenvolvendo aplicativos, com finalidades específicas também”, revela Marcia, ao adiantar que novos lançamentos devem ocorrer em breve.

Como funciona
Em sua tela inicial, o app mostra os eventos do dia. Basta tocar em qualquer uma das entradas para acessar sua ficha completa. Nela, é possível verificar data, hora, endereço e, se disponibilizada, a programação da atividade. É possível também acessar os contatos dos responsáveis pelo evento em questão, seja via telefone ou email.

Lançado primeiramente para iPhone, o app em breve estará disponível para Android (clique na imagem para ampliar)

Além disso, pode-se buscar datas específicas pressionando o botão “Calendário” no canto inferior esquerdo da tela ou filtrar as categorias de eventos (ao todo, oito categorias) ou locais ao tocar no botão de “Filtros”, no canto esquerdo superior.

Os créditos e contatos dos responsáveis pelo aplicativo podem ser acessados no ícone de “Informações”, no canto inferior direito.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Mais informações: mblasques@usp.br, com Márcia Blasques