USP define lista tríplice de candidatos a reitor

A USP definiu na tarde desta quarta-feira (11) a lista tríplice que contém os nomes dos candidatos ao cargo de reitor.
Compõem a lista:
Glaucius Oliva, 161 votos
João Grandino Rodas, 104 votos
Armando Corbani Ferraz , 101 votos.

Bol_2625_A5
Votação teve início às 13h30 no Memorial da América Latina

A definição aconteceu depois de três escrutínios em que votaram membros de um colégio eleitoral composto pelos membros do Conselho Universitário (CO) e dos Conselhos Centrais, que somaram cerca de 330 integrantes.
Os nomes foram encaminhados ao governador José Serra que escolherá, entre eles, qual será o novo reitor da USP.

O processo eleitoral neste segundo turno foi realizado no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda. A opção pelo Memorial foi tomada na tarde de ontem (10), e comunicada por meio de uma nota. De acordo com o comunicado, “em virtude do impedimento do acesso dos eleitores ao local da votação, fica transferida a eleição para a escolha de reitor (a) da USP para o dia 11 de novembro, às 13h30, em local a ser divulgado por meio eletrônico.” Mais tarde, a Assessoria de Imprensa da Reitoria anunciou pelo blog oficial da cobertura das eleições que o  segundo turno seria realizado no Memorial da América Latina, nesta quarta, dia 11, às 13h30.

Primeiro escrutínio
Por volta das 15 horas, o blog oficial da cobertura das eleições publicou a informação de que nenhum dos oito candidatos obteve a maioria absoluta e informou os votos recebidos de cada um:

Glaucius Oliva – 151 votos
João Grandino Rodas – 105 votos
Armando Corbani Ferraz – 68 votos
Sonia Penin – 45 votos
Ruy Alberto Corrêa Altafim – 35 votos
Francisco Miraglia – 25 votos
Wanderley Messias da Costa – 15 votos
Sylvio Sawaya – 6 votos

O número de votos brancos foi de 366 e de nulos, 6. Cada um dos 274 eleitores poderia votar em até três nomes, totalizando 822 votos.

Sem maioria
Também no segundo escrutínio nenhum dos oito candidatos obteve a maioria absoluta de votos do Colégio Eleitoral (164 votos) para a composição da lista tríplice. A votação foi a seguinte:

Glaucius Oliva – 162 votos
João Grandino Rodas – 106 votos
Armando Corbani Ferraz – 79 votos
Sonia Penin – 64 votos
Ruy Alberto Corrêa Altafim – 53 votos
Francisco Miraglia – 17 votos
Wanderley Messias da Costa – 10 votos
Sylvio Sawaya – 6 votos

No segundo escrutínio, o número de votos brancos foi de 316 e de nulos, 6. Cada um dos 273 eleitores (foi registrada 1 ausência nesta etapa) poderia votar em até três nomes, totalizando 819 votos.

Lista final
Às 18h20, foi postada no blog oficial a informação de que o terceiro escrutínio havia sido encerrado e que teria início a contagem dos votos.

Após a apuração dos votos, formou-se a lista tríplice com os nomes dos professores Glaucius Oliva, João Grandino Rodas e Armando Corbani Ferraz.

O resultado da votação no terceiro escrutínio foi o seguinte:

Glaucius Oliva – 161 votos
João Grandino Rodas – 104 votos
Armando Corbani Ferraz – 101 votos

Ruy Alberto Corrêa Altafim – 78 votos
Sonia Penin – 61 votos;
Francisco Miraglia – 20 votos
Wanderley Messias da Costa – 13 votos
Sylvio Sawaya – 6 votos
O número de votos brancos foi de 275 e de nulos, 3. Cada um dos 274 eleitores poderia votar em até três nomes, totalizando 822 votos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP