Saúde Pública

Do USP Online

Quatro Tensões na Saúde Pública é o tema de seminário com o filósofo da ciência Nicolas Lechopier, da Universidade Claude Bernard de Lyon 1 (França), no dia 31 de outubro, às 9h30, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.

Lechopier integra também o Instituto Francês de Educação da Escola Normal Superior de Lyon. É doutor em filosofia e história da ciência pela Universidade Paris 1—Panthén-Sorbonne (2007) e realizou pesquisa de pós-doutorado na USP (2008-2009) junto ao Projeto Temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) “Gênese e Significação da Tecnociência”, coordenado por Pablo Mariconda e vinculado ao grupo de pesquisa do IEA. Também cumpriu programa de pós-doutorado na Universidade do Quebec em Montreal (Canadá).

As áreas de pesquisa de Lechopier são: ética da ciência; epistemologia social e ética da saúde pública; educação e promoção da saúde; e abordagens participativas e comunitárias. Gratuito e aberto ao público, o seminário é introdutório a um quadro geral de questionamentos epistemológicos e éticos da saúde pública. No dia 21 de novembro, Lechopier fará outro seminário, desta vez sobre Participação e Saúde Pública. Os dois seminários serão a preparação de uma mesa-redonda sobre Etapas para uma Abordagem Crítica dos Dispositivos de Saúde Pública, agendada para o dia 5 de dezembro. O IEA fica na Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária,São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-1681; e-mail leila.costa@usp.br; site http://www.iea.usp.br