USP e Boeing irão desenvolver pesquisa na área de tecnologia

Da Assessoria de Imprensa da Boeing

A USP e a Boeing assinaram na manhã desta sexta-feira (4 de janeiro) um memorando de entendimento para investigar e desenvolver projetos de tecnologia nas áreas de modelamento do comportamento de multidões e análises visuais.

Projetos poderão ser úteis no planejamento da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016

Segundo o acordo, a Boeing Pesquisa e Tecnologia no Brasil e a Escola Politécnica (Poli) da USP discutirão o desenvolvimento de pesquisa colaborativa envolvendo o modelamento, simulação e visualização do comportamento de grandes multidões.

Os resultados das pesquisas nessas áreas de tecnologia podem vir a aprimorar o projeto e a construção de veículos de transporte, como aviões e navios e de infraestruturas complexas, como prédios e mesmo cidades.

“Desenvolver tecnologias nessas áreas é importante para a Boeing e a indústria de aviação. Estamos ansiosos para trabalhar com os funcionários, pesquisadores e alunos da USP e criar valor para o Brasil e para a Boeing”, afirmou o vice-presidente da Boeing Pesquisa e Tecnologia no Brasil, Al Bryant. “Os avanços no modelamento do comportamento de multidões podem não apenas nos ajudar a projetar aviões melhores como também beneficiar o planejamento dos exercícios de treinamento e da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil.”

Para o professor Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP, trata-se de um marco. “Este acordo para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia entre a USP e a Boeing leva a pesquisa de ponta no Brasil a um novo patamar”, disse.

A parceria anunciada com a USP complementa as atividades desenvolvidas mundialmente pela Boeing Pesquisa e Tecnologia, incluindo as do Centro de Pesquisa e Tecnologia do Brasil, inaugurado no início deste ano em São Paulo, cujo foco é trabalhar com os principais pesquisadores e cientistas do país no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais.

“Esta colaboração para a pesquisa com a USP dá continuidade à tradição da Boeing de trabalhar com os melhores universidades do mundo na área de tecnologia”, destacou Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil. “É muito gratificante saber que desenvolveremos conjuntamente novos aplicativos para aviação civil que podem vir a ter um alcance global,” completou.

Trabalhos conjuntos
Pesquisadores da USP, em particular do grupo de pesquisa do professor Marcelo Zuffo, têm um histórico de colaboração acadêmica com pesquisadores de universidades norte-americanas que já são parceiros da Boeing Research nos Estados Unidos da América. A oportunidade que agora se abre é a de trabalhos conjuntos de pesquisa com a Boeing, que certamente poderão envolver pesquisadores das universidades norte-americanas, reforçando ainda mais os laços acadêmicos existentes.

Marcelo Zuffo (esq), Antonini Puppin-Macedo, Al Bryant e Adnei Melges: pesquisa de ponta em novo patamar

A cerimônia ocorreu às 10 horas, na Reitoria da USP, e contou com a presença do vice-reitor de Relações Internacionais da Universidade, o professor Adnei Melges de Andrade; do vice-presidente da Boeing Pesquisa e Tecnologia no Brasil, Al Bryant; do diretor e research coordinator da Boeing, Antonini Puppin-Macedo; além dos professores da Escola Politécnica Marcelo Zuffo, Roseli de Deus Lopes e Sérgio Takeo; e de Fernando Martini Catalano, professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A Boeing é a maior companhia aeroespacial do mundo e líder na fabricação de aeronaves comerciais e sistemas de defesa, espaciais e de segurança. A empresa emprega mais de 170 mil pessoas nos Estados Unidos e em 70 países. No Brasil, A Boeing está presente por meio de dois escritórios, em São Paulo e em Brasília, abertos em outubro de 2011.

Imagens: Marcos Santos / USP Imagens

Mais informações: (11) 3443-7287 ou email ana.p.ferreira@boeing.com, com Ana Paula Ferreira, da Boeing Brazil; (11) 3091-8503 ou email internacional.comunnication@usp.br, na Vice-Reitoria de Relações Internacionais, ou (11) 3091-9738, com o professor Marcelo Zuffo