Recursos Educacionais Abertos

Do USP Online

Na América Latina, Ásia e África não existe um diagnóstico sobre o acesso e uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA ou Open EducationalResources – OER), materiais de ensino, aprendizado e pesquisa que são de domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta. Na busca por esse diagnóstico, o professor José Dutra de Oliveira Neto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, irá coordenar uma equipe com 53 pesquisadores de 25 países para descobrir o perfil dos usuários atuais e potenciais do REA em3 continentes.

Tendência entre grandes instituições de ensino globais de primeira linha, os REA  já são disponibilizados gratuitamente por instituições como o  Massachusets Institute of Technology (MIT), e as universidades de Princeton, Stanford e Harvard, nos Estados Unidos.  A Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco)  define os REA como “materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Os REA pode incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos e qualquer outro material, técnica ou ferramenta que possa apoiar o acesso ao conhecimento”.

Oliveira Neto foi o único brasileiro a apresentar uma proposta de pesquisa durante mesa redonda sobre o assunto realizada entre 21 e 25 de janeiro na UniversitasTerbukaIndonesia (UTI), em Jakarta, na Indonésia. Segundo o professor, o objetivo inicial da OER Divide, era diagnosticar o uso dos REA apenas na América Latina. “Mas durante esse evento foi sugerido acrescentar os países da África e Ásia na pesquisa”.

A previsão é de que a pesquisa comece ainda em 2013, com duração de dois anos e orçamento superior a U$ 100 mil. As iniciativas para melhor compreender o valor dos REA são incentivadas pelo International Development Research Centre do Canadá (IDRC) e suas instituições parceiras. Esses recursos são abertos a todos os interessados e podem ser usados de diversas formas. Um exemplo, segundo ele, é traduzido por iniciativas de centros universitários como Princeton, Harvard e até mesmo a USP que recentemente disponibilizarem suas aulas na internet, ficando acessíveis a estudantes do mundo inteiro.

| Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência