Nazismo e Holocausto

Do USP Online

No período de 06 de agosto a 01 de outubro, das 14 às 15h30, acontece o curso de extensão O Nazismo, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto (Shoah), 1933-1945 que será ministrado pela professora Ania Cavalcante, no Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O curso apresenta um panorama do fenômeno considerado a maior catástrofe do século XX, o Holocausto ou Shoah, o processo não-linear de perseguição, exclusão sócio-econômica, expropriação, guetoização e extermínio por meio de fome, doenças, exaustão pelo trabalho, fuzilamentos em massa e gaseamento por monóxido de carbono e Zyklon B, dos judeus da Alemanha nazista e da Europa ocupada entre 1933 e 1945.

Este fato teve como uma de suas consequências o assassinato de 2/3 dos judeus da Europa e de milhares de outras vítimas. O objetivo do curso é fornecer subsídios para uma reflexão e discussão acerca do Holocausto e com essa finalidade, serão usadas em sala de aula fontes variadas tais como: livros de referência, documentos traduzidos para o português, imagens e mapas projetados em Power Point.

A professora Ania Cavalcante é doutora em História pela USP, educadora do Holocausto pelo Yad Vashem – Escola Internacional de Estudos do Holocausto de Jerusalém – e pesquisadora do Arquivo Virtual do Holocausto (ArqShoah) do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade Racismo e Discriminação (LEER) da FFLCH.

A FFLCH está localizada na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo. O curso é pago e os preços podem ser conferidos neste link.

Mais informações: site http://sce.fflch.usp.br/node/1387