Programa de Inverno

Do USP Online

Estão abertas até o dia 1º de julho as inscrições para dois cursos de extensão, que compõem o primeiro Programa de Inverno do ICMC. Os cursos serão realizados entre os dias 2 e 18 de julho, de terça à sexta-feira, na sala 5-001 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

Os eventos têm por objetivo apresentar a interação entre geometria e álgebra, por meio de situações simples e acessível a alunos de diversos tanto da graduação quanto da pós-graduação. São 60 vagas e as inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.

O curso Geometric faces of algebra acontecerá das 10 às 12 horas, e será ministrado por Alexandre Ananin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Serão abordados os seguintes tópicos: variedades diferenciáveis sem coordenadas; geometrias clássicas projetivas; geometrias hiperbólicas; grassmannianas e espaços de objetos em geometrias clássicas projetivas. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio de formulário disponível neste endereço.

Esse curso será acompanhado por outro complementar, intitulado Algebraic faces of geometry, a ser ministrado por Alexey Gorodentsev, da Universidade Independente de Moscou, na Rússia. O curso será realizado no período da tarde, das 14 às 16 horas. Os tópicos a serem abordados são: geometria convexa (corpos convexos, poliedros, cones poliedrais, dualidade de Gale); geometria projetiva (espaços projetivos, transformações projetivas, quádricas projetivas); variedades de Segre e de Veronese; grassmannianas. As inscrições estão disponíveis neste link.

O endereço do ICMC é Avenida Trabalhador Sancarlense, 400, Pq. Arnold Schimidt, São Carlos.

Mais informações: (16) 3373-9146, email eventos@icmc.usp.br