Teses e dissertações de 2 a 6 de setembro

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Estudo da atividade neuroprotetora da fração Rs5, isolada do veneno de Rhinella schneideri (Anura, Bufonidae), e da Bufalina, em ratos Wistar submetidos a modelo de glaucoma agudo. Lucas Pereira Lago, Dia 04, às 14 horas.

Doutorado

Assimetria cerebral funcional e sua relação com a excentricidade no campo visual nos tamanhos percebidos em fundos sem e com gradiente de textura. Bruno Marinho de Sousa, Dia 2, às 14 horas.

Diversidade de vespas sociais (Vespidae, Polistinae) na Amazônia ocidental e relação dos ciclos ambientais abióticos sobre o forrageio. Bruno Gomes, Dia 6, às 9 horas.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O narrador, o espaço e a digestão dos casos: uma leitura de Como se o mundo não tivesse leste, de Ruy Duarte de CarvalhoLidiane dos Santos Olivio, Dia 2, às 10 horas.

Caracterização do uso da terra em periferias urbanas utilizando geotecnologias – bacia do Reservatório Guarapiranga. Aline Salim, Dia 2, às 14 horas.

A cor do milagre: o advento da tv em cores no Brasil do regime militar. Octavio Hermanny Tostes, Dia 3, às 10 horas.

Demografia e trabalho escravo nas propriedades rurais cafeeiras de Bananal, 1830-1860. Breno Aparecido Servidone Moreno, Dia 5, às 10 horas.

Reflexões sobre a departamentalização e urbanização na Martinica. Carolina Massuia de Paula, Dia 5, às 14 horas.

A conversão do reino visigodo ao catolicismo e a legislação antijudaica: um exame dos concílios entre os séculos IV e VII. Diogo Cómitre, Dia 5, às 14 horas.

Educação e economia: um estudo da relação entre estrutura produtiva e demandas educacionais nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte. Leonardo Melo Lins, Dia 6, às 14h30.

Doutorado

Império da lei: um estudo de sociologia do direito e da violência. Andre Augusto Inoue Oda, Dia 2, às 14 horas.

Entre as ruínas do muro: a história da geografia crítica sob a ótica da ideia de estrutura. Breno Viotto Pedrosa, Dia 2, às 14 horas.

O império português no atlântico: poderio, ajuste e exploração (1960 – 1808). Pablo Oller Mont Serrath, Dia 27, às 14 horas.

O comunicado da razão: crítica da razão funcionalista na teoria do agir comunicativo. Tulio Augustus Silva e Souza, Dia 3, às 14 horas.

Às margens. Um estudo ao redor de Os Sertões, Native Son e cidade de Deus. Carolina Correia dos Santos, Dia 6, às 14 horas.

A reprodução do urbano nas tramas da metrópole: Operação Urbana Consorciada Vila Sônia. Marcio Rufino Silva, Dia 6, às 14 horas.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Comportamento reológico de recheios para chocolates: em base gordurosa e
formulados com polpas de frutas e gomas. Alline Aurea do Amaral, Dia 4, às 9 horas.

Utilização de sistemas poliméricos de duas fases aquosas (SPDFA) compostos por polietileno glicol/ácido poliacrílico (PEG/APA) para extração de ácido clavulânico. Bruno Ubertino Rosso, Dia 4, às 9 horas.

Construção e expressão de anticorpo humanizado a partirdo anticorpo monoclonal contra proteína de 70 kDa de Sporotrix schenckii (P6E7). Karla Letícia Santiago, Dia 6, às 14 horas.

Escola Politécnica

Mestrado

Otimização de parâmetros de projeto de tubulações de sistemas de calefação por piso radiante. Maria Carolina Diaz Rastello, Dia 2, às 14 horas.

Análise de metodologias para localização de defeitos em cabos isolados de alta tensão do tipo oil filled (OF). Tarcisio Misael de Lima. Dia 5, às 9 horas.

Tratamento de efluente contendo HEDP por eletrodiálise. Tatiana Scarazzato, Dia 6, às 14 horas.

Avaliação do uso da rede de telecomunicações aeronáuticas (ATN) para comunicação digital na operação de veículos aéreos não tripulados (VANT). Magali Andréia Rossi, Dia 29, às 9 horas.

Doutorado

Estudo do encruamento, recristalização e crescimento de grão em chapa da liga de magnésio AZ31B (Mg – 3%Al – 1%Zn – 0,3%Mn). Litzy Lina Choquechambi Catorceno, Dia 5, às 13 horas.

Topics in design and analysis of transcutaneous energy transfer to ventricular assist devices. Daniela Wolter Ferreira, Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (11) 3091 5214 / 5443

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação/ São Carlos

Mestrado

RestMDD: Ambiente colaborativo para o apoio no desenvolvimento de serviços Web RESTful. Robson Vinicius Vieira Sanchez, Dia 2, às 14 horas.

Empregando técnicas de visualização de informação para transformação interativa de dados multidimensionais. Francisco Morgani Fatore, Dia 5, às 13 horas.

Estudo de simetria e seu ensino no nível fundamental e médio. Elisandra Regina Sampaio dos Reis, Dia 6, às 16 horas.

Mestrado

Análise retórica com base em grandes quantidades de dados. Erick Galâni Maziero, Dia 6, às 14h30.

Mais informações: (16) 3373 9638