Sociologia do Esporte

Do USP Online

Com o objetivo de reunir pesquisadores e estudantes da Sociologia do Esporte, no dia 10 de setembro, às 8 horas, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens), organiza a primeira edição do Encontro Paulista de Sociologia do Esporte. O encontro pretende dar visibilidade às pesquisas que possam trazer mais informações sobre a relação entre o desenvolvimento social e o esporte.

A Sociologia do Esporte como ciência autônoma teve seu desenvolvimento por volta da década de 1970. Antes disto, ainda no século XIX, a Sociologia forneceu elementos que permitiram pensar o esporte e sua relação íntima com o desenvolvimento da sociedade.

Buscando as contribuições de grandes nomes da Sociologia, como os clássicos Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber e, posteriormente, de contemporâneos como Norbert Elias e Jürgen Habermas, a Sociologia do Esporte se mostra como importante campo de estudos sobre os novos significados do esporte e a importância da prática da atividade física na sociedade atual, seja na educação, no lazer ou o esporte de alto rendimento.

As inscrições devem ser feitas pelo email ludens@usp.br. A EACH fica na Rua Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo.

Mais informações: email ludens@usp.br