FORP recebe doações de dentes

Do Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto

Muita gente não sabe, mas os dentes também podem ser doados e o campus de Ribeirão Preto da USP tem um local específico para receber este material: o Biobanco de Dentes Humanos que funciona no prédio da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Em média, a FORP recebe 80 doações por mês. Os dentes são utilizados por alunos de graduação em Odontologia em laboratórios e também em diversas pesquisas acadêmicas.

O Biobanco de Dentes Humanos da FORP foi criado em 2012 e é responsável pela arrecadação, manipulação, preservação, estocagem e utilização dos dentes doados. Eles passam primeiro por um processo de limpeza e desinfecção; após, são codificados e armazenados em local adequado. São fornecidos a alunos e pesquisadores somente após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Além disso, há um seguro sistema de identificação que permite a recuperação de dados e o sigilo das informações do doador.

A construção de um Biobanco de Dentes Humanos, além de contribuir para manutenção de material direcionado a pesquisas e ao ensino de futuros dentistas, também contribui para inibir o comércio ilegal de dentes, prática que já foi comum.

Atualmente são realizadas campanhas com os graduandos para orientar sobre a necessidade de doação. O objetivo é que quando eles se formarem, possam solicitar autorização aos pacientes para que doem à Faculdade os dentes extraídos no consultório.

Todo dente pode ser doado, seja ele hígido (sem cáries, sem restaurações), cariado, restaurado, de leite ou permanente. No período de 2002 a 2011, foram feitas mais de 10 mil doações, que agora integram o Biobanco.

As doações podem ser feitas pessoalmente no Biobanco  de Dentes Humanos  ou enviadas pelo correio, em frasco hermético contendo gaze umedecida com água, acompanhado do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, ao endereço da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto: Avenida do Café s/n, Bairro Monte Alegre, CEP:14040-904.

O Biobanco atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Mais informações: (16) 3602-0274 ou por email biobanco@forp.usp.br