Nova espécie de mosquito

Uma nova espécie de inseto foi denominada com o sobrenome do professor Juliano José Corbi, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, em homenagem a seu trabalho pioneiro na captação do organismo e na criação em laboratório.

Pertencente à família Chironomidae, o inseto é semelhante a um pernilongo, aparece comumente à beira de rios, córregos e lagos e recebeu o nome de Metapelopia Corbii. Os ovos do mosquito foram retidos na rede de coleta, em 2006, quando o pesquisador realizava um trabalho no córrego Fazzari, localizado em meio à vegetação do cerrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Esta é a segunda vez que o docente encontra uma nova espécie e origina o nome dela. Em 2007, o mosquito Paratanytarsus Corbii, também da família Chironomidae, foi encontrado por ele durante pesquisas em campo.

Um exemplar do mosquito está depositado na coleção entomológica do Laboratório de Entomologia Aquática da UFSCar.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações: site http://www.eesc.usp.br/portaleesc/