CEPIDs em destaque

Nos dias 24 e 25 de abril, a partir das 8h30, vão se reunir no campus de Ribeirão Preto da USP os coordenadores de Educação e Difusão de Conhecimento dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), vinculados à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os objetivos principais deste encontro são possibilitar a troca de experiências entre as atividades de Educação e Difusão desenvolvidas nos 17 CEPIDs; verificar ações que possam ser realizadas conjuntamente entre esses centros e identificar, em cada uma das principais áreas de atuação dos CEPIDs, atividade que possa ser comum a todos.

Ao final, realizarão grupos de discussões, nos quais serão apresentadas propostas e sugestões para auxiliar no planejamento e desenvolvimento de novos projetos e atividades.

Os CEPIDs desenvolvem alguns dos mais importantes projetos no Brasil nas áreas de nutrição e alimentos; neurotecnologia; doenças inflamatórias; biodiversidade e descoberta de novas drogas; toxinas; genoma humano e células-tronco, entre outras.

Atualmente, 17 CEPIDs desenvolvem projetos no Brasil. Financiados pela Fapesp, eles têm, como principais objetivos, buscar ativamente oportunidades que possam contribuir para inovação e transferência efetiva de tecnologia.  São também responsáveis por oferecer atividades de extensão voltadas para o ensino fundamental e médio e ao público em geral e, para tanto, os projetos devem envolver estudantes e professores em atividades de investigação e formação e incluir ações de divulgação da ciência.

Os CEPIDs reúnem 499 cientistas do Estado de São Paulo e 68 de outros países.  O financiamento total para esses centros, em 11 anos, está estimado em R$ 1,4 bilhão.

O evento será no Anfiteatro Pedreira de Freitas, Prédio Central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Av. Bandeirantes, 3900, campus de Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3602-3204 ou e-mail rtostes@usp.br