Tecnologia e saúde

No dia 21 de maio, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados, Polo Ribeirão Preto, da USP realizará a mesa-redonda Tecnologia e Saúde. O evento será no auditório do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP) da USP.

O objetivo será explorar e debater as possibilidades do avanço tecnológico no campo da saúde, mais especificamente nas áreas da robótica, inteligência artificial e telemedicina. O evento será moderado pelas professoras Valéria Carril Elui e Carla Santana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A primeira apresentação será da professora Roseli Francelin ,do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Ela abordará a utilização de robôs humanoides no auxílio de sessões de fisioterapia.

Seguindo a programação, Bertrand Douet, sócio-fundador da Acto, irá demonstrar como a tecnologia pode favorecer a independência assistida e melhorar a qualidade de vida de populações vulneráveis. O professor Adriano Siqueira da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP concluirá as exposições com a palestra “Robótica aplicada à reabilitação motora”.

A entrada no evento é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada, mas é necessário fazer as inscrições aqui. As palestras também serão transmitidas ao vivo pela internet neste link.

O IEA fica na Av. Bandeirantes, 3.900, na USP em Ribeirão Preto.