Síndrome Fetal do Álcool

De 1º a 6 de setembro, o Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade (PAI-PAD), ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, realiza a quinta Semana de Alerta Sobre a Síndrome Fetal do Álcool, com o tema “O impacto do transtorno de espectro alcoólico fetal na família”.

A síndrome é uma doença grave que ocorre em filhos de mulheres que consumiram bebidas alcoólicas durante a gestação. Essas crianças podem ter malformações no rosto e cérebro, defeitos no coração, baixo peso e atraso de crescimento.

A programação da semana inclui simpósios, seminários, eventos comunitários de prevenção, e tratamento para as gestantes, puérperas e lactantes e também para mulheres usuárias de álcool e drogas.

Entre os convidados para o programa científico, estão Diane Black, presidente da European Fetal Alcohol Spectrum Disorders Alliance (EUFASD); Lavinia Schüler Faccini, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica; Margherita Midea Cuccovia, coordenadora e cofundadora do Centro Ann Sullivan do Brasil; Maria Luiza Zamboni Grecco e Mirella F. Losapio, psiquiatras da Infância e Adolescência; e Erikson F. Furtado, professor da FMRP.

Para acompanhar a programação completa da Semana de Alerta Sobre a Síndrome Fetal do Álcool, acesse o site do PAI-PAD. A entrada nos eventos é gratuita e aberta a todos os interessados, mas é necessário fazer a inscrição pelo telefone (16) 3904-9474 ou pelo e-mail paipadt@fmrp.usp.br.

Os locais onde serão realizadas as atividades, estão disponíveis neste endereço eletrônico.

Mais informações: (16) 3602-2727/ 3904-9474, e-mail paipadt@fmrp.usp.br