Jovens pesquisadores no exterior

No dia 24 de setembro, às 8h20, acontecerá a mesa-redonda Quando a Academia encontra a Cultura: estágio de jovens pesquisadores brasileiros no exterior, muito além de simples experiências acadêmicas e científicas. O evento será realizado no salão de eventos do Centro de Informática da de Ribeirão Preto (CIRP).

O objetivo do encontro é apresentar e discutir os projetos científicos desenvolvidos por alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs em estágios no exterior, enfatizando-se as diferenças culturais, o significado dessas experiências e seu impacto na formação do futuro Docente/Pesquisador.

Compondo as atividades, os alunos irão apresentar seus depoimentos de cunho acadêmico e cultural referentes aos países em que realizaram seus estágios, fornecendo uma visão bidirecional do intercâmbio que valoriza tanto o “brasileiro em experiência fora de casa”, levando seus anseios, competências e cultura, como também a “casa visitada pelo brasileiro” com suas personagens, sua cultura, seus benefícios e as eventuais dificuldades de adaptação.

Espera-se que este evento também contribua e incentive outros jovens que estão planejando um estágio fora do Brasil a concretizarem seus planos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link, por email iearp@usp.br ou telefone (16) 3602-0368.

O evento será organizado pelo professor Norberto Garcia-Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Fisiologia da FMRP e do “Grupo de Estudos Reflexões em Neurociência Contemporânea”, vinculado ao IEA Polo Ribeirão Preto.

O encontro tem o apoio dos Programas de Pós-Graduação de Fisiologia e de Neurologia/Neurociências da FMRP e do Grupo Coordenador das Atividades de Relações Internacionais do Campus de Ribeirão Preto da USP.

Mais informções: (16) 3602-0368, email iearp@usp.br