Projeto da FSP ajuda a cuidar da saúde de seus funcionários

Da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP

A Assistência para Assuntos Comunitários, órgão ligado à Diretoria da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, está realizando o “Projeto de Extensão Cuidados de saúde aos servidores não docentes da Faculdade”, que tem como objetivo identificar risco nutricional das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemias e outras doenças que podem levar à síndrome metabólica) dos servidores não docentes de nível médio e básico; e realizar junto a eles o aconselhamento nutricional com informes e oficinas culinárias. Foram realizadas seis oficinas culinárias elaboradas segundo os resultados dos inquéritos dietético, antropométrico e bioquímico,  nos dias 23, 24 e 30 de setembro e 1º de outubro.

Oficinas culinárias envolveram 57 servidores não docentes de nível básico da FSP

Foram convidados a participar das oficinas culinárias 57 servidores não docentes de nível básico da FSP, os quais concluíram as etapas anteriores do projeto (realização de inquéritos alimentares, antropometria e exames bioquímicos, e entrega de folderes informativos). Os servidores foram distribuídos em dois grupos de trabalho e subdivididos em cinco grupos de acordo com o perfil antropométrico ou bioquímico: hiperglicemia,  IMC acima de 27 até 32kg/m² (emagrecimento),  hipertrigliceridemia,  hipertensão e eutrofia.

Os temas das oficinas culinárias basearam-se nos resultados do inquérito dietético-recordatório de 24 horas, onde se observou que mais de 50% dos funcionários não tomavam café da manhã, 40% não apresentaram consumo de frutas e hortaliças em quantidades recomendadas, e apresentaram excesso de gordura e proteínas, e de sódio nas preparações consumidas. Os temas das oficinas foram “Café da Manhã: a importância da primeira refeição do dia”, “Como escolher o que comer: seleção de alimentos ricos em fibras, pobre em sódio e gorduras” e “O poder das frutas e hortaliças: destacados os alimentos ricos em vitaminas e minerais”.

Grupos de dieta
Pelos resultados, os servidores foram classificados segundo o grupo de dieta: restrição de sódio para hipertensos; restrição de carboidratos para os servidores com glicemia acima de 100 mg dL; dieta de emagrecimento para aqueles com IMC acima de 28; triglicérides para os acima de 150 mg dL e adequada aos com os resultados normais. Os funcionários foram encaminhados ao laboratório onde degustaram a dieta adequada conforme o grupo destinado, e discutiram quais alimentos indicados , como combiná-los e sua forma de preparo. Observaram também as diferenças entre a composição das outras dietas . Todos foram convidados a participar das três oficinas.

Os cinco grupos de servidores realizaram juntamente com os nutricionistas as várias preparações por tipo de dieta como forma de fixar os conhecimentos adquiridos em seções anteriores, através de folders sobre os mesmos temas. As coordenadoras do projeto verificaram que houve boa participação dos grupos, interação entre eles, onde puderam degustar as diferentes preparações. O entusiasmo dos participantes foi surpreendente, o que se espera para as próximas atividades a serem realizadas.

Essa foi mais uma das etapas do projeto e contou com a participação das professoras Marlene Trigo, Maria Elisabeth Pinto e Silva , da nutricionistas Monica Jorge e Ana Paula Gines Geraldo e das nutricionistas do Programa de Aprimoramento em Saúde Publica, Leticia, Isabela e Camila. A etapa das atividades com os servidores do nível básico se encerraram com as oficinas culinárias.  O mesmo processo começou a ser realizado com os servidores não docentes de nível técnico da FSP, mas sem ainda o estabelecimento de datas, para oficinas, pois dependerá dos resultados dos inquéritos e  bioquímicos para detecção das características desse nível de funcionários.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Mais informações: email mmachado@usp.br ou martrigo@usp.br, com a professora Maria Elisabeth