Núcleo cria sistema de realidade virtual esférico e compacto

Com informações da assessoria de imprensa do CITI

Plataforma oferece interação gestual que permite movimentar ou rotacionar objetos

Conteúdos em 3D, que parecem holográficos, manipulados na palma da mão. Parece tecnologia do futuro, mas ela já existe e foi desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI) da USP. O sistema de realidade virtual esférico e de baixa dimensão é inédito e pode revolucionar o mercado de simulação, com aplicações em vídeo game, cinema 3D, design, parques de diversões, mecânica, medicina, entre muitas outras áreas.

O projeto chama-se Spheree e consiste em uma tela esférica, de multiprojeção com correção de perspectiva, para visualização e edição de conteúdo em 3D. A plataforma oferece interação gestual que permite ao usuário movimentar ou rotacionar objetos, além de manipulá-los utilizando ferramentas.

Confira vídeo demonstrando o funcionamento do Spheree:

De acordo com Marcelo Zuffo, coordenador do CITI e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, o Spheree apresenta um novo paradigma para a visualização de realidade virtual em esfera de conteúdo tridimensional, já que os sistemas mais comuns em realidade virtual são em formato cúbico e por isso podem apresentar distorções de imagem.

“O que faz o sistema inovador é a utilização de vários miniprojetores calibrados e combinados automaticamente criando um espaço de pixel uniforme sobre a superfície da esfera. Estes miniprojetores transformam um globo translúcido em uma tela 3D interativa de alta resolução com perspectiva corrigida”, explica Zuffo.

Segundo o professor, o Spherre é feito de acrílico translúcido com tratamento óptico que produz o efeito de percepção em profundidade, além disso, a resolução é de retina, compatível com a resolução do olhar humano.

Os usuários interagem com Spheree de duas formas, utilizando dispositivos de handtrack, como caneta stylus, que permite apontar e selecionar com precisão, adequado para programas de esculpir, ou usando ambas as mãos com gestos para explorar o conteúdo 3D, manipulando a posição e tamanho do objeto por meio de rotação, translação e escala.

O sistema também permite design colaborativo pareados com programas em desktops como, o Blender, permitindo que edições realizadas em qualquer um desses dispositivos sejam espelhadas no outro.

Com esse sistema de realidade virtual, é possível que os usuários caminhem ao redor do objeto que está sendo explorado, para entender melhor sua geometria e propriedades físicas, simulando algo semelhante à criação de esculturas da vida real.

Spherre é feito de acrílico translúcido com tratamento óptico que produz o efeito de percepção em profundidade. A resolução é de retina

“A plataforma rastreia a posição do usuário e da Spheree para renderizar imagens de perspectiva corrigida na superfície da esfera, proporcionando referências de paralaxe de movimento, isolamento, iluminação e de profundidade para o usuário”, afirma Zuffo.

O projeto envolveu pesquisadores da USP, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), além de pesquisadores da University of Saskatchewan (USASK), University of British Columbia (UBC). Entre os financiadores do Spheree estão a FAPESP, CNPq, NSERC e GRAND NCE.

NAP CITI
Voltado para a pesquisa, a difusão e o desenvolvimento tecnológico, com foco na inovação, o CITI tem sua área de atuação concentrada nos temas de “Interação Humano-Computador” (IHC) e “Meios Eletrônicos Interativos” (MEI).

Os principais objetivos de pesquisa são promover a investigação científica multidisciplinar e experimentar vários desenvolvimentos tecnológicos de impacto no humano em áreas de grande relevância, como educação, saúde, acessibilidade, comunicação, energia, artes dentre outros. Assim, dois conceitos importantes estão associados a este centro: o conceito de Usina de Ideias (Think-tank) e o conceito de Fábrica-Laboratório (FabLab).

Fotos: Divulgação

Mais informações: (11) 3091-9146/3091-5661, com Elena Saggio da Assessoria de Imprensa do CITI

| Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência