Qualidade da democracia

O livro O Congresso Nacional, os Partidos Políticos e o Sistema de Integridade — Representação, Participação e Controle Interinstitucional no Brasil, publicado pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da USP e pela Fundação Konrad Adenauer, será lançado em seminário no dia 24 de novembro, às 14 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, com transmissão ao vivo pela web.

Organizada pelo cientista político José Álvaro Moisés, diretor científico do NUPPs, a obra contém seis estudos sobre o desempenho das instituições de representação e sua relação com a qualidade da democracia no Brasil.

Os autores do livro farão as seguintes apresentações (correspondentes aos capítulos da obra) no seminário “Um Índice para Medir a Força do Legislativo” — José Álvaro Moisés (NUPPs e IEA) e Sérgio Simoni Jr.(Neci e Cebrap); “Consenso e Representação na Democracia: Uma Análise Individual e Sistêmica do Apoio aos Partidos Políticos em Perspectiva Comparada” — Gabriela de Oliveira Carneiro (NUPPs); “Quem São os Deputados Brasileiros? Um Balanço do Perfil Biográfico de 1986 a 2012” — Rafael Moreira Dardaque Mucinhato (NUPPs); “Representação Política das Mulheres e Qualidade da Democracia: O Caso do Brasil” — José Álvaro Moisés (NUPPs e IEA) e Beatriz Rodrigues Sanchez (NUPPs); “O Controle Externo do TCU e suas Funções de Accountability no Debate da Qualidade da Democracia” —Leandro Consentino (Insper, Fundação Mário Covas e NUPPs); “O Papel do Controle Interno no Combate à Corrupção: A Experiência da Controladoria-Geral da União no Executivo Federal Brasileiro” — Bruno Rico (NUPPs)

Os comentaristas serão Fátima Anastásia, professora da UFMG e da PUC-MG, e Claudio Cout, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. A coordenação de evento será de José Álvaro Moisés. O lançamento é uma realização do NUPPs  e do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA, coordenado por Moisés. O público presente no lançamento receberá exemplar gratuito do livro, cuja edição digital pode ser baixada no site da Fundação Konrad Adenauer. O local é a Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-1686; e-mail clauregi@usp.br