Disciplina da EACH recebe prêmio nacional de educação fiscal

A disciplina “A Cidade Constitucional: Capital da República” do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP foi contemplada, no dia 18 de novembro, em Brasília, com o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2014. Ela foi a segunda colocada na categoria “Instituições” e recebeu a premiação de R$ 10 mil.

Disciplina é uma das cinco mais procuradas por alunos da USP

O prêmio é uma parceria da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e visa promover a discussão sobre a importância social dos tributos e o acompanhamento dos gastos públicos do Brasil.

Dividido em duas categorias, “Escolas” e “Instituições”, a edição de 2014 recebeu mais de 100 inscrições de empresas e entidades distribuídas em 14 estados e no Distrito Federal. Foram selecionados 30 projetos de todo o Brasil, sendo que dez deles foram para a final e cada categoria teve dois vencedores.

“Essa disciplina valoriza a interdisciplinaridade. Trabalhamos com uma experiência inovadora e temos tido reconhecimento nacional e internacional do ponto de vista da inovação”, afirma o professor Marcelo Arno Nerling, que idealizou o projeto da disciplina há oito anos, mas foi em 2012 que “A Cidade Constitucional: Capital da República” se tornou oficialmente uma disciplina do curso de Gestão de Políticas Públicas, tendo Nerling e Douglas Andrade como professores responsáveis.

Uma das disciplinas mais requisitadas de toda a USP
“A Cidade Constitucional: Capital da República” está entre as cinco disciplinas mais demandadas de toda a USP. Ela é procurada por alunos da EACH e também por de outras unidades como, por exemplo, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Faculdade de Direito (FD) e até mesmo de outras instituições como Universidade Federal do ABC e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Plano é ofertar 500 vagas para a disciplina em 2015

“A viagem é extraordinária”, avalia o estudante Wald Lucas Vieira, que cursa Gestão de Políticas Públicas e participou das atividades em Brasília neste ano. “Como já estou no quarto ano, é possível ver na prática tudo aquilo que estudamos ao longo do curso. Poder ir até Brasília, visitar os órgãos, ser bem recebido e ter explicações de como tudo funciona é simplesmente fantástico.”Tamanho sucesso se justifica por ser uma disciplina de imersão implementada em Brasília e voltada para o conhecimento da estrutura político-administrativa dos três poderes, das políticas públicas de Governo e de Estado, a partir dos programas governamentais. É por meio dela que dezenas de estudantes viajam durante a Semana da Pátria e participam de palestras, cursos e visitas ao Congresso Nacional, Itamaraty, Banco Central e outros órgãos.
De acordo com o professor Nerling, há o plano de ofertar 500 vagas para a disciplina em 2015, contemplando alunos de todo o Brasil. Além disso, existem projetos de estender e reproduzir a disciplina em El Salvador, Honduras e Chile.

Foto 1: Marcos Santos / USP Imagens
Foto 2: Divulgação

Mais informações: (11) 3091-8161, email imprensa-each@usp.br, com Natália Dourado