Ciência e Riqueza Social

A ciência desenvolvida nas universidades e nos institutos de pesquisa tem grande impacto na economia e na riqueza social de um país. Para mostrar o que se produz nesses locais e de que forma esse conhecimento pode melhorar a vida de cada cidadão, será realizado, a partir do dia 5 de março, em São Carlos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social.

A atividade é organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), polo São Carlos, da USP, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e o Museu da Ciência Mário Tolentino.

A cada quinze dias, o Museu da Ciência Mário Tolentino receberá personalidades da ciência nacional que vão mostrar as pesquisas que estão desenvolvendo e os benefícios que elas trazem ao cotidiano e à sociedade. As palestras terão sempre uma linguagem simples e fácil de ser entendida pelo público, além de um ambiente de interação entre a comunidade e o pesquisador.

Para a primeira edição do Ciclo de Palestras, o pesquisador convidado é o professor Sérgio Mascarenhas, com a palestra “A importância da pesquisa básica e aplicada para o estudo do cérebro”. Formado em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mascarenhas é docente aposentado pela USP e professor visitante em diversas universidades internacionais. Também colaborou na fundação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na criação do curso de engenharia de materiais nesta universidade, bem como na implantação de cursos de biofísica e física médica do International Centre For Theoretical Physics (ICTP), em Trieste, na Itália. Aos 86 anos, permanece ativo em suas pesquisas e, atualmente, trabalha em um equipamento não-invasivo para monitorar a pressão intracraniana.

A entrada no evento é gratuita, no dia 5 de março, às 19h30, no Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos).