Matemática no cotidiano

Do USP Online

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Polo São Carlos, promove no dia 28 de maio o último evento do semestre do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social. Nessa edição, o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP José Alberto Cuminato falará sobre a presença da matemática em nosso cotidiano.

A atividade é promovida pelo IEA Polo São Carlos, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

A matemática é uma ciência que está envolvida em diversos momentos da vida e pode ser utilizada em situações inimagináveis, como na melhoria da produtividade de empresas e até mesmo em atividades governamentais. Cuminato vai mostrar diversos exemplos de situações em que utilizamos essa ciência sem ao menos termos consciência disso e explicará como conceitos matemáticos bastante sofisticados podem ser utilizados por pessoas leigas sem muita dificuldade.

Cuminato é graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem mestrado em Matemática pela USP e mestrado e doutorado em análise numérica pela Universidade Oxford. Atualmente, é professor titular do ICMC e coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), apoiado pela Fapesp.

O evento é gratuito e acontece a partir das 19h30 no Museu da Ciência Mário Tolentino, localizado na Praça Coronel Sales, s/nº, São Carlos (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos).

Mais informações: (16) 3307 6903; site http://cienciaweb.com.br/cienciaeriquezasocial/