13 Andares

A Escola de Arte Dramática (EAD), em parceria com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, está realizando o primeiro longa metragem de sua história. O filme, intitulado 13 Andares, será dirigido por Eliana Fonseca, reconhecida internacionalmente por trabalhos como “Frankenstein Punk”, “Rá-tim-bum”, “Ilha Rá-Tim-Bum” e “Castelo Rá-tim-bum”. Mais de quarenta alunos, de ambas as escolas, estão envolvidos em sua produção.

O filme surgiu a partir de um semestre de “Atuação para Câmera” ministrado por Eliana Fonseca para o último ano da EAD. A partir da pergunta “Sobre o que vocês querem falar?”, os 13 atores desenvolveram uma história cujo cenário é um edifício residencial, em São Paulo, onde 13 personagens vivem experiências que percorrem temas como violência, amor, solidão e a busca pela própria identidade. Para tanto, foram auxiliados por seis roteiristas do CTR.

O projeto já conta com o apoio estrutural de ambos os departamentos, tendo todos os estúdios e equipamentos à disposição. Os 13 atores contam, ainda, com uma equipe de produção constituída, inclusive, pelos alunos do curso de Audiovisual da ECA. Assim, para além do projeto artístico propriamente dito, 13 andares consiste em um importante espaço de aprendizagem. É o aprender fazendo, a oportunidade de colocar a mão na massa já no começo do curso.

Dentre essas aprendizagens, estão os modos de captar recursos. Os alunos tiveram a iniciativa de desenvolver uma campanha visando a mobilizar a comunidade para cobrir custos como transporte, comida e gastos com a arte. Estão contando com o crowdfunding na plataforma do Catarse. Interessados em contribuir podem acessar o site www.catarse.me/13andares.

Mais informações: site www.facebook.com/13andares