Mestre em enfermagem

Em abril deste ano ocorreu a primeira defesa de mestrado no Programa de pós-graduação em Obstetrícia e Ciências de Enfermagem Neonatal, da Universidade Agostinho Neto (UAN), em Angola. Esta foi a primeira experiência no país na área de enfermagem e o desafio coube ao enfermeiro Jesus Setumba.

A USP tem participação ativa nessa conquista. Em 2011, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e a UAN, firmaram convênio para organização e instalação do primeiro curso de mestrado em enfermagem naquele país e a defesa de Setumba, na área de Obstetrícia e Neonatologia, é resultado dessa parceria.

O enfermeiro desenvolveu estudo que analisou as taxas de mortalidade em bebês de baixo peso ao nascer naquele país, que convive com elevadas taxas de morbilidade e mortalidade materna e infantil.