Tecnologia e educação

Já estão abertas as inscrições para a palestra Tecnologia e Educação: possibilidades, virtualidades e realidades, que será dia 18 de agosto, às 14h30, com o professor Romero Tori, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Segundo Tori, o emprego de recursos tecnológicos que propiciam interatividade, como a realidade virtual, realidade aumentada, jogos e dispositivos móveis, pode contribuir para o aumento da sensação de presença e do engajamento no ambiente educacional, reduzindo distâncias entre alunos e professores, aprendizes e conteúdo, assim como entre os próprios estudantes.

O professor destaca que, mesmo com o avanço tecnológico, a metodologia é a chave para a qualidade e eficácia no aprendizado. Neste contexto, a palestra visa propiciar uma visão panorâmica da adoção de novas tecnologias na educação, conceitos e preconceitos relacionados ao ensino a distância (EaD) e as novas tecnologias, aprendizagem colaborativa e o novo papel de educadores e alunos.

Encerrando a apresentação, haverá debate sobre os impactos, desafios e os próximos passos das tecnologias e metodologias no ensino a distância.

A promoção é do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e será no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação do campus de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do IEARP