Gás natural

Da Assessoria de Imprensa da Poli

A Escola Politécnica (Poli) da USP vai sediar o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (CIG). O projeto foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a BG Brasil, empresa do BG Group, que anunciaram nesta quarta-feira (29/07) o resultado de uma chamada pública lançada no âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre a agência de fomento do governo do Estado de São Paulo e a empresa em setembro de 2013.

O projeto, selecionado a partir de pareceres de assessores no Brasil e no exterior, será coordenado por Julio Meneghini, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e pesquisador principal do Centro, e por Alexandre Breda, gerente de Projetos Ambientais do BG Group. Além de sediar o CIG, a Poli será responsável pelo apoio institucional e administrativo aos pesquisadores envolvidos.

O CIG contará com apoio de longo prazo da Fapesp, BG Brasil e da USP para desenvolver pesquisa científica de classe internacional nas áreas de Engenharia, Física e Química e em Políticas Energética e Econômica. O contrato entre as instituições será assinado nos próximos meses, celebrando a implantação do CIG.
As pesquisas a serem desenvolvidas no CIG terão foco em novas aplicações para o gás natural, sua sinergia com outras tecnologias emergentes e em estudos sobre a redução da intensidade de carbono no gás natural e custos ambientais associados.

Com informações da Fapesp

Mais informações: (11) 5549-1863 / 5081-5237; e-mail erika@academica.jor.br