Feira de Profissões

Da Assessoria de Imprensa da USP

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP realiza a 9ª Feira de Profissões da USP, entre os dias 6 e 9 de agosto, no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec). A entrada na Feira é gratuita e, para participar, estudantes e escolas deverão se inscrever pelo site da PRCEU.

Realizada anualmente, a Feira faz parte do Programa “USP e as Profissões, sendo uma oportunidade para os estudantes de ensino médio e vestibulandos conversarem com professores e alunos da USP sobre os cursos de graduação oferecidos pela Instituição, tanto na capital quanto no interior, orientando-os na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Além disso, os jovens poderão obter informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil da Universidade (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho. Na edição de 2014, o evento recebeu cerca de 50 mil visitantes.

A importância da Feira para os estudantes de ensino médio também é destacada pela pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda. “Do ponto de vista do número de pessoas que atrai e da visibilidade social que tem, a Feira de Profissões é o mais importante evento promovido pela USP. Pois, trata-se de um espaço privilegiado de aproximação da Universidade com os jovens estudantes, em especial da rede pública de ensino. Na Feira, eles tomam contato com o conjunto de carreiras que a Universidade oferece, podem fazer testes vocacionais, descobrir as políticas de inclusão que praticamos e perceber que a USP é possível para todos. O profundo significado social revela-se quando sabemos que aproximadamente 50% dos alunos da rede pública que prestaram o vestibular da Fuvest tomaram a decisão de fazê-lo na Feira de Profissões”.

Novidades
Neste ano, os estandes das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP estarão organizados por áreas: Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, com o intuito de facilitar a visitação e a procura pelos cursos. Outras novidades são o “Espaço do Educador” e o “Espaço Difusão de Arte e Ciência”. O primeiro, que tem o objetivo de dar mais visibilidade às oficinas e cursos de extensão ligados à formação de professores da educação básica, foi reformulado e será um espaço multiuso, com palestras, exposições e um café, com a curadoria das professoras Marta Marandino e Alessandra Fernandes Bizerra, respectivamente da Faculdade de Educação e do Instituto de Biociências da USP. A proposta do “Espaço Difusão de Arte e Ciência” é oferecer atividades interativas para os alunos, por meio de atrações como a oficina de ótica do Instituto de Física, a Banca da Ciência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e o Catavento Cultural.

Durante os três dias, serão realizadas palestras e bate-papos com professores da USP e convidados sobre os cursos de graduação, o mercado de trabalho, entre outros assuntos. No dia 8, sábado, às 9 horas, o palestrante será o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Como a Feira é realizada no Parque CienTec, os visitantes também poderão conhecer as atividades oferecidas pelo centro de cultura: o Museu de Meteorologia, a Trilha dos Ecossistemas e do Lago, a Oficina de Solo, o Jardim da Física – Giroscópio e Bicicleta Voadora, o Espaço Geofísica, o Telescópio – Luneta e o Laboratório de Microscopia.

A Feira de Profissões funcionará das 9 às 17 horas e será realizada no Parque CienTec, localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200, na Água Funda, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-2103/3220/3300