Mestrado profissional da EERP

Rosemeire Soares Talamone (com informações de Raquel Elizandra Ramos da EERP)

O mestrado profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, oferecido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto terá sua primeira dissertação apresentada na próxima segunda-feira, 3 de agosto. O curso é voltado à qualificação de trabalhadores de serviços de saúde que se dediquem a resolução de problemas presentes em seu cotidiano profissional. Teve início em 2013 e conta atualmente com 33 alunos matriculados e, segundo, a coordenação é uma importante ferramenta de integração entre a universidade e os serviços de saúde.

A primeira dissertação Protocolo de atendimento e fluxo em acidente com material biológico: uma construção coletiva entre profissionais e serviços de saúde é da enfermeira Cleide Augusta de Queiroz, com orientação da professora Cinira Magali Fortuna.

O trabalho
Com a participação de 30 profissionais de saúde, Cleide elaborou o Protocolo de Assistência e Fluxo em caso de acidente com Material Biológico da cidade de Passos, Minas Gerais. Segundo os profissionais participantes, o protocolo ajudará na padronização das condutas, pois a cada plantão e conforme o profissional, elas eram tomadas de modo diferente.

Outro benefício apontado foi o trabalho multidisciplinar e a mudança de perspectiva acerca do tema pelos profissionais da rede de atenção à saúde daquela cidade. A pesquisadora relata que a proposta de implantação do protocolo foi discutida e reuniões de treinamento foram feitas com todos os profissionais de saúde do município, pertencentes a rede de atenção, a fim de conhecerem o protocolo.

Mais informações: email comunica@eerp.usp.br

| Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência