Linguagem e produção do discurso

A Editora Humanitas, ligada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar o livro Linguagem e produção do discurso na história:fontes, modelos e problemas da cristandade latina (séculos 5-16). A obra é organizada pela pesquisadora Ana Paula Tavares Magalhães.

A partir de uma profusão de reflexões que tiveram lugar em eventos realizados entre o ano de 2011 e o momento presente foi produzida uma série de artigos relacionados entre si pela finalidade de proceder a um exercício acadêmico, como: estabelecer parâmetros para uma crítica sobre uma documentação e sobre uma produção historiográfica tendo em vista a linguagem, o discurso e a elaboração da retórica em fontes de origem variada.

Com base nessa proposta, docentes e alunos, em vários níveis, produziram trabalhos acadêmicos voltados para a preocupação com os fundamentos do discurso na produção documental. Esta se concentra na Idade Média ocidental, e a ênfase recai sobre a matriz cultural cristã. Ocupados de períodos variados (entre os séculos 5 e 16) e aplicando fundamentos teóricos e metodológicos diversos, os autores propõem uma reflexão, sob o viés do discurso, sobre seus próprios objetos e temáticas de trabalho.

Mais informações: site www.editorahumanitas.com.br