Vídeos trazem orientações sobre alimentação saudável

Da Assessoria de Comunicação da FMVZ

No dia 9 de setembro, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP disponibilizará na internet um conjunto de nove vídeos com orientações sobre escolha, compra, manipulação, preparo e esclarecimentos de alguns mitos sobre alimentos de origem animal. As produções mostram a importância e os benefícios de consumo de peixes, ovos, mel, iogurte, entre outros. O projeto teve início em 2014 com a orientação e supervisão da professora Simone de Carvalho Balian, do mestrando André Luiz Assi e do médico veterinário Naassom Ribeiro, e tem a participação dos alunos da Faculdade.

Vídeos mostram a importância e benefícios de consumo de peixes, ovos, mel e iogurte

Em linguagem lúdica e bastante didática, o conteúdo do material audiovisual esclarece dúvidas sobre como evitar a contaminação dos alimentos por bactérias, como identificar a qualidade dos produtos por meio dos rótulos, presença de hormônio na carne de frango, entre outros. O projeto faz parte da disciplina de “Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal”, cursada pelos estudantes de Medicina Veterinária, alinhada com a extensão universitária, que é um dos três eixos vocacionais da USP. Torna acessível o conhecimento técnico-científico em linguagem simples para a população e ao mesmo tempo proporciona aos graduandos a aplicação prática dos conteúdos desenvolvidos.

Segundo Simone, “o objetivo é apresentar conceitos importantes sobre produção e compra de alimentos, qualidade de vida, além de proporcionar aos alunos uma experiência diferenciada de produzir algo em retribuição à sociedade e uma experiência relevante para a vida profissional, independente da área de atuação pretendida”. Os trabalhos estão disponíveis no canal no Youtube “Qualidade e segurança dos alimentos – FMVZ-USP”, e podem ser visualizados também por meio do Facebook. Os vídeos serão colocados no ar oficialmente em 9 de setembro, Dia do Médico Veterinário.

Os vídeos
Entre os vídeos disponibilizados, “Big Brother Bactéria – Cuidado Com Os Alimentos”. orienta sobre os cuidados com os alimentos e as possibilidades de contaminação bacteriana. Foi produzido pelos alunos Camila Vieira, Sarah Lia de Oliveira e Ingrid Conceição Buaiz. “Mitos e Verdades Sobre Produtos de Origem Animal” esclarece vários mitos sobre alimentos de origem animal. Foi produzido por André Storti Martins, Hector Benatti, Jéssica Aparecida Lessa, Pedro Vale Moreira. “Inspeção e Preparação de Camarões” orienta sobre cuidados na escolha, compra, conservação e preparação de camarões, ainda apresenta dicas de culinária. Foi produzido por Bruna Miagawa, Caroline Gonçalves, Letícia Beccari e Thais Mello.

“Rótulo: Você Sabe o Que Está Comprando?” mostra a importância do médico veterinário na produção de alimentos e sua segurança, o papel do serviço de inspeção e sua atuação. Foi produzido por Giovanna Fonseca, Patricia Edith Kunze e Vinicius Dayoub Gonçalves. “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em Casa” orienta sobre cuidados a se tomar na manipulação de alimentos em nossas casas. Foi produzido por Giuliana Peres de Souza, Larissa Canelli e Monize Larios. “Rastreabilidade – Do Campo à Mesa” mostra como funciona a rastreabilidade dos alimentos de origem animal, reforçando a importância para a qualidade e segurança dos alimentos. Foi produzido por Catarina Augusta de Queiroz Nunes, Cláudia Lopes Fernandes de Faria e Raquel Marques.

“Como é Feito o Iogurte” mostra como é produzido o iogurte, os pontos importantes na cadeia produtiva, as principais informações e cuidados, tipos de iogurte, principais riscos e benefícios. Foi produzido pelos alunos da disciplina em 2014, Luisa Carvalho, Marcela Litieri, Marilia Marsiglia e Tamie Guibu. “Frango Não Usa Hormônio – Clipe” informa ao consumidor sobre como é produzida a carne de frango e desmistificando o fato de usar hormônio na avicultura. Além disso, mostra os pontos importantes na cadeia produtiva, as principais informações e cuidados. Foi produzido pelos alunos Bruno Germano, Carolina Meirelles, Gabriela de Aquino Moreira e Marcelo Cristaldo. “Como Avaliar a Qualidade de um Pescado” tem o intuito de informar ao consumidor sobre cuidados a se tomar na escolha de pescado para compra. Foi produzido por Artur Vilas Boas Costa, Monica de Cassia Silva, Victor Chiaroni Galvão e Vitor Dellamano.

Foto: Wikimedia Commons

Mais informações: (11) 3091-7757 ; email imprensa.fmvz.usp@gmail.com

Agência USP de Notícias
| Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2018 Universidade de São Paulo