Afonso Taunay

No dia 7 de setembro, às 14 horas, o Museu Paulista da USP recebe a palestra História da Independência reescrita a pincel: as pinturas encomendadas por Afonso Taunay na década de 1920 para o Salão de Honra do Museu Paulista.

O palestrante é Carlos Lima Junior, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto do Estudos Brasileiros (IEB) da USP, em que defendeu a dissertação “Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional” (2015), sob orientação da professora Ana Paula Cavalcanti Simioni. É coautor, ao lado de Lilia Moritz Schwarcz e Lucia Klück Stumpf, do livro A Batalha do Avaí – a beleza da barbárie: a Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo.

O evento acontece no Parque da Independência, que fica na Av. Nazaré, 268, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: email acadmp@usp.br