Nanopartículas para aplicações biomédicas

A professora Nguyen T. K. Thanh da University College London, do Reino Unido, estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, nos dias 08 e 09 de outubro, em visita de cooperação acadêmica junto ao Grupo de Química de Materiais Coloidais liderado pelo professor Laudemir Carlos Varanda.

No dia 09 de outubro, às 09 horas, no anfiteatro térreo do Instituto, a pesquisadora falará sobre nanopartículas para aplicações biomédicas, em seminário proferido em inglês, gratuito e aberto ao público. Serão abordados aspectos fundamentais, tendências e desafios na aplicação de nanopartículas na área biomédica com foco na síntese química de nanopartículas de ouro, prata e magnéticas. Destaques incluem o desenvolvimento de nanopartículas magnéticas biocompatíveis de óxido de ferro utilizando métodos de co-precipitação e carbonato de sódio em reator de microondas, sínteses envolvendo reagentes polióis, funcionalização de nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro como potencial agente de contraste em Imagem por Ressonância Magnética (MRI) e uma nova estratégia para a entrega de nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro funcionalizadas junto à superfície externa de ilhotas de enxerto (islet grafts) pancreático para rastreamento através de imagem por ressonância magnética (MRI).

O evento será realizado no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, na Av. Trabalhador São-carlense, 400.

Mais informações: (16) 3373-8272, site www5.iqsc.usp.br/eventos