Rios do Bixiga

Do USP Online

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, sediado na Casa de Dona Yayá traz ao público dois eventos que abordarão os rios do Bixiga.

No dia 26 de novembro, acontece a abertura da exposição Hidrofaixas: Rios Visíveis do Bixiga, que apresenta os resultados e desdobramentos de oficinas, intervenções e ações do CPC relacionados à temática dos rios urbanos — e, em particular, ao universo dos rios (in)visíveis do bairro do Bixiga.

A mostra reúne trabalhos do Coletivo Mapa Xilográfico, do Bloco Fluvial do Peixe Seco e dos participantes das oficinas promovidas na Casa de Dona Yayá. O foco são os três rios que constituem o território que costumamos chamar de Bixiga: o Itororó, o Saracura e o Japurá (este último também conhecido como Ribeirão do Bixiga).

A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos domingos, das 10 às 15 horas.

Já nos dias 22 e 29 de novembro, acontecerá a oficina Trafegar pelos rios do Bixiga, atividade de intervenção urbana conduzida pelos membros do Bloco Fluvial do Peixe Seco. O objetivo é promover um encontro entre histórias, personagens, lugares e territórios, por meio de uma ação poética conduzida no espaço urbano e promovida pelos participantes da oficina — que serão convidados a construírem uma embarcação e a navegarem sobre o asfalto dos rios do Bixiga.

A oficina acontecerá no dia 22, das 9 às 18 horas, e no dia 29, das 14 às 18 horas. As inscrições devem ser realizadas até dia 15 de novembro pelo site do CPC.

Mais informações: (11) 3106-3562; e-mail cpcdivulga@usp.br; Site http://www.usp.br/cpc

Agência USP de Notícias
| Agência USP agora é Jornal da USP | Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2021 Universidade de São Paulo