Cinema na sociedade contemporânea

Do USP Online

Acontece entre os dias 26 e 28 de novembro a 2ª edição do Besides the Screen, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que visa discutir as possibilidades do cinema na sociedade contemporânea. Trazendo o tema Métodos e Materiais da Curadoria, a conferência acontece em diferentes prédios da ECA. A organização é do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

A 2ª edição do Besides the Screen reúne pesquisadores, artistas, arquivistas e curadores (que atuam tanto de maneira independente quanto junto a algumas das mais importantes instituições audiovisuais do país) para discutir as possibilidades do cinema, desde a projeção de slides e a recuperação da bitola super8 ao vídeo computacional e outros processos de audiovisual generativo.

O evento ainda busca ressaltar a importância das práticas curatoriais, tanto para o trabalho com imagens e movimento quanto a partir delas. O objetivo é que seja reconhecido o papel fundamental da curadoria para o desenvolvimento do cinema frente à voracidade tecnológica. A organização da conferência coloca em questão a capacidade da curadoria, não só de perguntar qual será o futuro do cinema, mas também suas possibilidades de encontrar respostas para essa pergunta. As vagas para participação são limitadas. Mais informações no site.

A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: site http://besidesthescreen.com/