Colóquio no IF

No dia 5 de novembro, às 16 horas, no Instituto de Física (IF) da USP promove o colóquio Novas perspectivas sobre o povoamento da América, com Tábita Hünemeier, do Instituto de Biociências (IB) da USP.

O continente americano foi o último a ser colonizado pelo Homo sapiens, estudos genéticos realizados nas últimas duas décadas apontam para uma entrada única há cerca de 20.000 anos pela Beríngia. No entanto, embora a maioria dos estudos craniométricos concordassem com a teoria Beríngiana, existem evidencias de uma morfologia austromelanésia datada de 12.000 anos na América do Sul, pertencente à população conhecida como o “Povo de Luzia”. No estudo recente realizado com populações sul-americanas usando dados de todo genoma, abre uma nova perspectiva sobre o entendimento da colonização do continente americano, encontrando pela primeira vez uma evidência genética que suporte a teoria de duas levas migratórias como populações fundadoras da América.

Poderão ser enviadas perguntas para o email coloquio@if.usp.br

O encontro, gratuito, terá lugar no Auditório Abrahão de Moraes do IF, que fica na Rua do Matão, 1.371, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: 3091-7114