Música nos Hospitais

No dia 11 de novembro, às 11 horas, no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), será palco da abertura da temporada 2015 do Música nos Hospitais, projeto que acredita na contribuição da música para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e humano.

, dia 11/11/2015, às 11h, no hall principal. Realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), Sanofi e Ministério da Cultura, o projeto este ano tem foco nas instituições públicas de saúde mental.

O show inicial da Orquestra do Limiar tem repertório que contempla do clássico de Vivaldi e Mozart, ao tango argentino de Astor Piazzola, passando pela harmonia de Tom Jobim e Beatles. A música será usada como ferramenta terapêutica de cuidado humanizado, cujo foco está nos aspectos psicossociais do paciente e de sua família. Para proporcionar os benefícios da música a todos os pacientes, o grupo principal se divide e leva o espetáculo aos quartos e corredores.

O Música nos Hospitais teve início em 2004, abrangendo hospitais do estado de São Paulo, e a partir de 2007 estendeu-se para todo o país. Já foram realizados 162 concertos, alcançando mais de 50 mil pessoas em 63 hospitais; 36 na capital, 19 em outros municípios paulistas; e 8 em outras regiões do Brasil. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral, e são assistidas em média por uma plateia de de 300 a 700 pessoas.

A aprsentação terá lugar no hall principal do IPq, que fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo.