Língua guarani

Do USP Online

Nos dias 12 e 25 de novembro, o Centro Ángel Rama de Estudos Latino-Americanos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o ciclo de palestras O guarani, língua que nos une com o professor professor Almir da Silveira (Ateneo de Lengua y Cultura Guaraní – Regional de São Paulo).

No primeiro dia, o o assunto é “Guarani: uma língua que nos une”. Será apresentado um breve panorama desta língua nos países do Mercosul e instituições internacionais onde ela se faz presente e, em seguida, serão apresentados os sistemas ortográficos utilizados na escrita do guarani. Por fim, uma breve prática comunicativa, com o intuito de apresentar a língua guarani em sua forma oral aos participantes. Neste dia, a atividade acontece na sala 107 do Prédio de Letras da FFLCH.

Já no dia 25, o encontro será sobre “O Guarani na sala de aula”, quando será feito um apanhado sobre o funcionamento de dispositivos legais que asseguram o direito a uma educação escolar diferenciada e a utilização de línguas maternas no sistema educacional, e também uma análise sobre a oferta de materiais didáticos para o ensino da língua guarani. A atividade ocorre na sala 102 da FFLCH.

A participação no ciclo é gratuita e as inscrições devem ser realizadas neste link. Ambas as palestras ocorrem das 18 horas às 19h30.

O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais Informações: email carama@usp.br