Realismo Fantasmagórico

Do USP Online

A partir de 16 de novembro, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) realiza a mostra Realismo Fantasmagórico. Serão exibidos 15 longas-metragens de países do leste asiático como Taiwan, Japão, Tailândia, Cingapura e Filipinas.

Os filmes estão unidos por uma estética realista, retratando situações do cotidiano, com longos planos-sequência, filmando em locações reais e utilizando atores não profissionais.
Entre os destaques estão produções de diretores renomados em circuito de festivais, como o tailandês Apichatpong Weerasethakul, o malaio-taiwanês Tsai Ming-Liang e a japonesa Naomi Kawase. A programação inclui também diretores em começo de carreira, como Daniel Hui e John Torres.

A mostra também traz o lançamento do sétimo volume da Coleção CINUSP, organizado pela co-curadora do evento, a professora Cecília Mello, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que reúne textos de importantes teóricos do cinema sobre os filmes e o tema. Além disso, haverá debates debates e a montagem da instalação Phantoms of Nabua, de Apichatpong Weerasethakul.

As sinopses dos filmes e outras informações podem ser encontradas no site do CINUSP.

Mais informações: (11) 3091-3540, email cinusp@usp.br, site http://www.usp.br/cinusp