Aplicativo traz informações de escolas a usuários

Ximena I. León Contrera, do CEM;
ximena@cmetropole.org.br

Ferramenta on line permite conhecer aspectos ligados às escolas de São Paulo

O Projeto Semear Ciência – Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da USP acaba de disponibilizar na internet um aplicativo que permitirá a qualquer pessoa saber sobre as escolas da Região Metropolitana de São Paulo.
A iniciativa é uma parceria entre o CEM — que é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da USP —, Secretaria Estadual de Tecnologia do Estado de São Paulo e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

Trata-se de uma ferramenta totalmente on line foi formulada especialmente para que o visitante possa conhecer muitos aspectos ligados às escolas da cidade de São Paulo. A ideia principal é permitir que qualquer pessoa conheça as escolas do ensino fundamental e médio graças a pesquisas desenvolvidas com o conhecimento das ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação.

O CEM integra o Projeto Semear Ciência. A iniciativa foi formulada para que a população saiba mais sobre a ciência produzida na USP, de modo que esta possa contribuir para demandas da sociedade. O CEM é um dos CEPIDs financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Metrô
O Projeto Semear Ciência está divulgando durante este mês de novembro, junto aos usuários do Metrô, o aplicativo “Escola também tem Nota”. A campanha busca a difusão da ciência junto à população, para despertar interesse científico em diversas áreas do conhecimento bem como produzir conhecimento que seja útil à sociedade.

Além disso, foi elaborado no CEM um hot site que permite conhecer as escolas da cidade. A plataforma, de livre acesso, permite que você localize no mapa qualquer escola de seu interesse e obtenha informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações (laboratórios, quadras de esportes, biblioteca) e as condições sócio-econômicas dos alunos.

O aplicativo também permite comparar essas informações com as de outra escola e apresenta um glossário que explica as informações disponíveis no aplicativo, vídeos em que pesquisadores do CEM explicam questões importantes sobre a relação das escolas com os alunos e seu desempenho escolar.

A ferramenta foi construída pelo CEM com base em dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e Cultura, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a localização das escolas na região metropolitana de São Paulo. Todos os dados serão periodicamente atualizados. O link para o hot site é o http://centrodametropole.org.br/escolas/

Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Mais informações: (11) 5574-0399 ramal 128