Homenagem na Esalq

Do USP Online

O prédio de Controle Microbiano de Insetos do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, levará o nome de Pavilhão Professor Sergio Batista Alves. A cerimônia da denominação, que reunirá familiares, amigos e colegas do docente, acontecerá na quarta-feira (8), às 9 horas, no anfiteatro do departamento.

Entomologia Geral e Entomologia Aplicada na graduação, Patologia de Artrópodes e Controle Microbiano de Pragas na pós-graduação são disciplinas que estavam sob responsabilidade do professor, no então Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola (LEF), atual LEA.

Carreira
Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o professor Sérgio foi contratado pela Esalq em 1977, onde obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente. Professor titular desde 2002, era bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 1A, com contribuição significativa nas publicações científicas. Considerando-se apenas os últimos 10 anos, publicou 74 trabalhos em periódicos indexados, quatro livros, 36 capítulos de livro, além de 16 artigos completos e 105 resumos em anais de eventos científicos. Recebeu 15 títulos honoríficos ao longo de sua carreira. Também se destacou bastante nos serviços de extensão, publicando com frequência em revistas técnicas e jornais, além de proferir palestras especialmente aos usuários do controle microbiano de pragas. Desenvolveu ainda diversos projetos de pesquisa com financiamento de órgãos oficiais de fomento e de empresas privadas, o que resultou na formulação de vários produtos microbianos comerciais, com registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O professor Sérgio Batista Alves nasceu em 17 de junho de 1944 e faleceu em 23 de outubro de 2008.

O evento é aberto aos interessados. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq