Restauração

O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, está iniciando os trabalhos de restauração da pintura A Conversão de São Paulo a Caminho de Damasco, que representa o padroeiro da cidade e originalmente ficava no teto da antiga Igreja da Sé.

A obra, do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, foi encomendada pela Cúria  Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo, como parte de uma série de reformas e implementações realizadas na Igreja em 1888 e 1889. Em 1912, quando a Igreja foi demolida, para dar lugar à atual Praça da Sé, a pintura foi recolhida ao Museu Paulista,  integrando seu acervo desde então.

Durante o período de restauração, que deve durar em torno de 18 meses, os visitantes poderão acompanhar os trabalhos dos restauradores e obter explicações sobre o processo de restauração.

Além do acompanhamento do processo de restauração, também haverá uma exposição sobre a pintura e seu contexto original: “O Largo e a Igreja da Sé”. Ali o visitante poderá ver desde fotografias da antiga Igreja da Sé, até fragmentos da antiga Igreja e uma série de cartões postais que mostram as etapas da construção da atual Catedral da Sé.

O evento acontece no 1º andar do Museu Paulista da USP, localizado no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, São Paulo, a partir do dia 16 de novembro e é aberto ao público.

Mais informações: (11)2065-8018/9740-0280

Agência USP de Notícias
| Agência USP agora é Jornal da USP | Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2018 Universidade de São Paulo