Encontro de Química Forense

Na próxima segunda-feira (15), terminam os prazos para o envio de trabalhos e para as inscrições, com descontos, no segundo Encontro Nacional de Química Forense (ENQFor), organizado pelo Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O segundo ENQFor acontecerá em Ribeirão Preto, de 8 a 11 de dezembro, e tem como tema central A utilização dos conhecimentos em química na busca pela justiça e cidadania.

Em sua segunda edição, o Encontro terá discussões centradas na interação entre pesquisadores e peritos oficiais, o que ainda está em fase embrionária no Brasil. Assim, a abordagem sobre o papel da química na área forense será ampla, com foco na apresentação e discussão de temas relacionados com o foro criminal – métodos químicos de identificação e análise de vestígios em locais de crimes ou correlatos, bem como aqueles temas destinados ao foro cível – perícias cíveis, assessorias técnicas, e no campo desportivo de análises antidopagem.

Além da apresentação dos trabalhos, orais e em pôsteres, consta da programação realização de dez conferências. Pesquisadores, profissionais da área e um jornalista serão chamados a discutir desde o papel da universidade na institucionalização da Química Forense no Brasil, a implantação do Banco de Dados em DNA no Brasil, a importância das análises laboratoriais para reconstrução da dinâmica de crimes, a Química Forense no FBI, Estados Unidos, até o mercado de trabalho para o profissional da área. Intoxicações com praguicidas/pesticidas, as novas tendências em análises toxicológicas e a investigação criminal e injustiça social também estão pautadas para as apresentações e debates com os especialistas.

Química aplicada à análise de fraudes em documentos, Doping químico e genético, Perfil químico: da análise de fraudes em bebidas e combustíveis à identificação de rotas do tráfico de drogas e Making Good Measurements in Forensic Chemistry são os temas dos quatro mini-cursos oferecidos pelo segundo ENQFor.

Para encerrar o evento, está programada uma mesa-redonda sobre “A formação da doutrina da Criminalística Brasileira”, com peritos criminais e professores universitários dos estados de Alagoas, Brasília, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O Encontro de Química Forense acontecerá no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Rua Bernardino de Campos, 999.

Mais informações: (16) 3602-3522, site  http://sites.ffclrp.usp.br/enqfor/inscricoes.htm

Agência USP de Notícias
| Agência USP agora é Jornal da USP | Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2021 Universidade de São Paulo