Especial lixo eletrônico

A geração global de lixo eletrônico cresce cerca de 40 milhões de toneladas por ano, de acordo com o relatório Recycling – from e-waste to resources (Reciclando – do lixo eletrônico aos recursos) publicado em fevereiro de 2010 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Segundo o documento, o Brasil descarta 96,8 mil toneladas de computadores por ano.

Algumas alternativas para o tratamento desses resíduos têm dado certo. Para falar um pouco sobre essas iniciativas produzimos uma reportagem especial sobre lixo eletrônico.

Na USP, o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR) recebeu, apenas no primeiro semestre deste ano, cerca de 42 toneladas de equipamentos eletrônicos descartados pela comunidade uspiana e pessoas físicas. As máquinas que ainda podem ser reutilizadas são enviadas para entidades sociais cadastradas, como o Núcleo de Mães Novo Recreio. As que não servem são desmontadas e as peças são encaminhadas para recicladores. Outra iniciativa é o treinamento de catadores de material reciclável para a reciclagem de equipamentos eletrônicos de forma segura e rentável.

Na reportagem especial Da geração de renda à inclusão digital: alternativas para o lixo eletrônico, acompanhamos o trabalho do CEDIR, do Clube de Mães Novo Recreio, e de uma das aulas do curso que capacita catadores para a reciclagem segura de equipamentos eletrônicos. E produzimos três vídeos sobre cada uma das iniciativas. A reportagem completa está disponível neste link.

Mais informações: email agenusp@usp.br ou site http://www.usp.br/agen/?p=78610

Agência USP de Notícias
| Agência USP agora é Jornal da USP | Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2021 Universidade de São Paulo