Inauguração no HCFMRP

O Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, inaugura neste sábado (24), às 11 horas, a Unidade Coronariana e novos leitos nas enfermarias da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

A Unidade de Emergência do HCFMRP finalizou as reformas que permitiram a ocupação do 3º Andar do Bloco B. Esta área estava desativada há quase 10 anos e se constituía na única possibilidade de ampliação de leitos da Unidade. São 15 novos leitos, correspondendo a um aumento de 10% dos leitos disponibilizados pela Unidade de Emergência (de 154 para 169 leitos). A conclusão desta reforma possibilitou o remanejamento e ampliação  de 2 leitos na Enfermaria de Neurologia, 6 na de Clínica Médica e a instalação da Unidade Coronariana, com 7 leitos.

A expansão amplia a capacidade de atendimento de emergências clínicas, predominantemente as emergências cardio-vasculares, uma das principais causas de mortalidade no Estado de São Paulo e no mundo. Aproximadamente 50% dos leitos ampliados (7 dos 15 leitos) são de terapia intensiva em Cardiologia. A ampliação é parte do processo de adequação da Unidade de Emergência para atendimento de pacientes com problemas cardíacos, que inclui a inserção de Serviço de Hemodinâmica Intervencionista para realização de angioplastia coronariana de urgência.

A ampliação da Unidade Coronariana foi realizada por meio de recursos do Termo Aditivo do Governo do Estado de São Paulo, correspondente a R$420.000,00 para a aquisição de equipamentos. Houve contrapartida da Superintendência do HCFMRP para as reformas necessárias para adequação das áreas e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) na contratação de pessoal necessário.Com o término destas reformas, toda a área disponível para assistência foi ocupada. Ampliações futuras para atendimento da demanda do município de Ribeirão Preto e da Divisão Regional de Saúde XIII deverão ser equacionadas pela ocupação do terreno justaposto à Unidade de Emergência, recentemente adquirido pela FAEPA. Este terreno compreende cerca de um quarto do quadrilátero em que está localizada a U.E. e possibilitará a construção de um novo bloco (Bloco C), que provavelmente deverá contar com nova Sala de Emergência; Centro de Imagens (Ressonância Magnética); Leitos para Hebiatria; Leitos de Psiquiatria; Unidade de Acidente Vascular Encefálico; Ampliação do Centro Cirúrgico; Ampliação da capacidade de recursos diagnósticos e terapêuticos (endoscopia digestiva e broncoscopia.

Com informações da Assessoria de Imprensa do HCFMRP

Mais informaçoes: email imprensa@hcrp.fmrp.usp.br">imprensa@hcrp.fmrp.usp.br

Agência USP de Notícias
| Agência USP agora é Jornal da USP | Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2018 Universidade de São Paulo