São Paulo, 07 de dezembro de 1998 n.355/98
Arquivo
Pesquisadora da USP procura diários de adolescentes
Estudo sobre diários de adolescentes pretende ajudar pais a conhecerem melhor o universo de seus filhos, além de auxiliar os próprios jovens. A pesquisa também deve abranger diários de outras épocas para verificar como as mudanças das relações entre pais e filhos estão ocorrendo dentro da adolescência.

Comemoração do cinqüentenário dos Direitos Humanos na Praça do Relógio

Curso Tutelas de Urgência – Recursos na Faculdade de Direito São Francisco

Curso no Centro de Saúde da FMRP sobre acidente de trabalho


Destaque


Diários de adolescentes podem ajudar na compreensão dos conflitos entre pais e filhos
        Adolescência e diários são duas palavras que inevitavelmente se associam, sendo que ambas dizem respeito a temáticas que mobilizam interesse: em primeiro lugar uma das fases de desenvolvimento que precedem a vida adulta, e em segundo o domínio do mundo privado e da subjetividade (sentimentos e pensamentos) de cada um de nós.
        Pensando nisso, a aluna Simone Marin, do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP de Ribeirão Preto, está procurando a colaboração de pessoas que se disponham a ceder seus diários para uma pesquisa que utilizará este material para conhecer melhor a adolescência. A pesquisa, orientada pela professora Regina Helena Lima Caldana, tem como um de seus objetivos procurar compreender melhor, do ponto de vista do adolescente, como transcorre esta fase do desenvolvimento.
        Segundo Regina, a expectativa é de que os resultados sirvam de auxílio aos próprios adolescentes, mas também a seus pais. "Nesta fase são famosos os conflitos entre pais e filhos, e parece não ser tarefa fácil para os primeiros compreender quem é aquele velho filho novo, o que pensa e o que faz, agora que está muito menos sob sua vista e controle, e em que são tão distantes os momentos de vida de ambos. Assim, poder oferecer aos pais um retrato do universo do adolescente, sob a ótica deste último, pode ser um recurso valioso para facilitar essa compreensão."
        Mas se conhecer o universo do adolescente é importante para que os pais possam adotar orientações e condutas de forma mais bem fundamentada, a professora acredita que não é o suficiente. "Atualmente os pais sentem-se confusos com relação ao sentido que suas atitudes em relação aos filhos devem assumir. Por isso a pesquisa tem um terceiro objetivo que é ter acesso a diários escritos por adolescentes em outras épocas, para estudar de que maneira transcorre esta fase e como as relações entre pais e filhos estão se modificando dentro dela."
        As pesquisas a respeito das transformações nos valores e práticas de educação de filhos ao longo do século XX no Brasil, desenvolvidas por Regina, vêm mostrando que conhecer melhor o passado auxilia a avaliar de uma outra perspectiva o presente, e consequen-temente a poder tomar atitudes com maior clareza do seu significado.
        A professora explica que escrever diários – ou as atuais agendas – é muito mais freqüente na adolescência porque nesta transição, entre a infância e a vida adulta, as mudanças são grandes e intensivas: além de um corpo novo, as emoções, tarefas, e possibilidades são igualmente novas. O adolescente encontra-se assim perante um grande afluxo de idéias, vivências e sentimentos, que precisa conhecer e ordenar para ir construindo sua nova identidade. "Inteiramente centrado neste novo universo de sensações, nada mais compreensível que escrever diários seja uma atividade muito atrativa, ou quase uma urgência para alguns. Formular palavras e imagens que expressem o que se passa ajuda a dar forma a esse burburinho interior e a aliviar parte da tensão inerente à fase."
        Se as pessoas são curiosas de si, o adolescente o é muito mais. Nesse sentido, escrever um diário é para ele quase como tirar uma foto: as palavras, mensagens, colagens e textos produzidos servirão para que o adolescente possa mirar-se, saber quem é. "As pessoas gostam de ver de ver fotos em vários momentos, além daquele em que são reveladas, para comparar, ver o que mudou, e matar a saudade do que passou. Nesse sentido, o adolescente, que ao lado do entusiasmo pelas novas possibilidades sente a tristeza pelo que sabe que está sendo perdido, escreve seus diários também para poder preservar e poder revisitar esse momento de sua vida", explica.
        Mais informações: ( (016) 630-5623 ou 602-3730 com a professora Regina H. L. Caldana;
        e-mail: rhlcalda@ffclrp.usp.br

Praça do Relógio comemora Direitos Humanos
        No próximo dia 10, às 11h30, a Praça do Relógio, na Cidade Universitária, será palco de comemoração pelo cinqüentenário dos Direitos Humanos. A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP promove um evento aberto a toda a população, em homenagem à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que faz 50 anos na próxima quinta-feira, 10 de dezembro.
        O ato de comemoração será aberto pelo Coralusp, o coral da Universidade de São Paulo. Durante a cerimônia, a Reitoria da USP e a Procuradoria Geral do Estado assinarão o Termo de Permissão de Uso do Edifício Joaquim Nabuco, prédio que fica na Rua Maria Antonia e que passará a integrar o Centro Universitário Maria Antonia, também da USP.
        Mais informações: ( (011) 818-2602 ou 818-3357.
 


Cursos, Seminários e Palestras

Curso extracurricular na São Francisco
        Acontece no dia 16 de dezembro, das 9 às 17 horas, o curso Tutelas de Urgência – Recursos, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP. A taxa de inscrição é de R$50,00 para profissionais e de R$30,00 para estudantes.
        Mais informações e inscrições: ( (011) 3104-2186.


Transfer interrupted!

ina de Ribeirão Preto
        Dia 10 de dezembro, a partir das 16 horas, a disciplina de pós-graduação "Medicina e os outros saberes" da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FNRP) da USP promove um seminário sobre os Dois Lados da Mesma Equação na Ciência pré moderna, com a professora Ana Maria Goldfarb, coordenadora de Estudos de Pós-Graduação da PUC-SP. O evento ocorre na sala da Congregação da FMRP e é aberto ao público.
        Mais informações: ( (016) 602-3026; e-mail: ac@fmrp.usp.br.

Curso de Extensão em Ribeirão Preto
        Dia 11 de dezembro, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, o Centro de Saúde Escola da Fundação de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP oferece o curso de extensão universitária Benefícios acidentários, aspectos epidemológicos e legais dos acidentes de trabalho, dirigido aos profissionais da rede de saúde de Ribeirão Preto e região.
        Mais informações: ( (016) 633-2331.

Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach
        De 9 a 12 de dezembro, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP de Ribeirão Preto, acontece o 3º Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (SBRo). O evento tem com principal organizador André Jacquemin, atual presidente da Sociedade e ex-diretor da FFCLRP.
        A abertura oficial ocorre às 19 horas e será seguida por uma apresentação do professor Danilo Silva, da Universidade de Lisboa. Outro convidado internacional do encontro é Armando Alonso, presidente da Sociedade Cubana de Rorschach. Participam também pesquisadores de vários estados brasileiros.
        Mais informações: ( (016) 602-3821 ou 602-3831.
 


Defesa de teses

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Determinação dos pontos críticos de controle em preparações baseadas em carne moída em oito cozinhas hospitalares dietéticas na cidade de São Paulo. Vera Lucia Mores Rall. Dia 15/12, 9 horas.
Mestrado
        Modulação da resposta imune a antígenos parasitários injetados concomitantemente por adjuvantes. Rosa Maria Elias. Dia 14/12, 9 horas.
        Correlação entre a carga parasitária na fase aguda e a intensidade de patologia, parasitismo e ativação do sistema imune na fase crônica da doença de chagas experimental. Claudio Romero Farias Marinho. Dia 14/12, 14 horas.
        Mais informações:( (011)818-7439.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Cidadãos de outra pátria: anglicanos e batistas na Bahia. Elizete da Silva. Dia 15/12, 14 horas.
Mestrado
        Drachenblut Von Christoph – Hein – Eine Alltagschronik und Zugleich ein psychogramm der post-modernen gesellschaft. Graciela Elena AlvarezDia 14/12, 14 horas.
        Experimentação e poesia concreta na poética de E. M. de Melo e Castro. Maria do Socorro Fernandes de Carvalho. Dia 14/12, 15 horas.
        História, memória, ficção: um estudo comparado de ‘Memórias de cárcere’ e ‘O ano da morte de Ricardo Reis’. Susana Regina Vaz. Dia 15/12, 15 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        A cuidadora e o (ser) cuidado: uma relação de dependência no enfrentamento da AIDS. Neide de Souza Praça. Dia 15/12, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Instituto de Biociências
Doutorado
        Estudo do envolvimento de genes autossômicos e ligados ao cromossomo X em machos XX e hermafroditas verdadeiros XX suínos. Angela Silva Barbosa. Dia 15/12, 13h30.
Mestrado
        A ictiofauna como indicadora da qualidade ambiental do complexo Billings, São Paulo. Marcelo Pires da Costa. Dia 14/12, 9 horas.
        Determinação dos níveis de toxicidade em peixes marinhos da família Tetraodontidae(Osteychthyes, Teleostei). Joacir Stolarz de Oliveira. Dia 15/12, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7517.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Análise morfométrica óssea e dental e sua relação com características físicas do cão(Canis familiaris) como fator predisponente para a doença periodontal. Marco Antonio Gioso. Dia 14/12, 9 horas.
        Estudo comparativo das características anatômicas e histológicas do útero e tuba uterina de vacas e novilhas Nelore(Bos indicus). Cristina Maria Rodrigues Monteiro. Dia 15/12, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7650.

Instituto de Geociências
Doutorado
        Perfis de temperatura na locação de poços tubulares no cristalino do nordeste brasileiro - pesquisa da viabilidade técnica e avaliação de equipamentos, materiais e procedimentos. José Geilson Alves Demetrio. Dia 15/12, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4143.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Prostitutas no jardim da luz: dor e prazer na batalha pela sobrevivência. Jacqueline Isaac Machado Brigagão. Dia 14/12, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
home
page