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São Paulo, 14 de dezembro
de 1998 n.358/98
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Como entender
melhor as crianças problemáticas
Pesquisadores do Instituto de Psicologia desenvolvem
projeto com atividades artísticas e culturais para auxiliar crianças
agressivas e com dificuldade de relacionamento em uma creche de São
Paulo.
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Revista
Estudos Avançados debate os 150 anos do Manifesto Comunista
Doutorando
da USP recebe o Prêmio Cidadania Mundial
Destaque
Arte e cultura auxiliam crianças com problemas
de comportamento
Grupo de psicólogos,
orientado pela professora Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo,
do Instituto de Psicologia (IP) da USP, vem utilizando atividades artísticas
e culturais no atendimento a crianças provenientes de lares de baixo
nível socioeconômico e cultural, com problemas de comportamento,
relacionamento e agressividade. O grupo está trabalhando numa creche
na Cidade de São Paulo, cujos funcionários não sabiam
como enfrentar as dificuldades com crianças e adolescentes.
Inicialmente, as crianças
e adolescentes são avaliados quanto ao nível de inteligência,
por meio do Teste das Matrizes Progressivas de Raven, e quanto aos aspectos
emocionais, com o Teste do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa — onde
o avaliado desenha uma casa, uma árvore e uma figura humana. "O
desenho é um reflexo da personalidade de seu autor e expressa aspectos
objetivos e cognitivos da sua personalidade. Segundo a teoria de Di Leo,
a casa representa o desenvolvimento do sujeito, a árvore o crescimento,
e a figura humana a expressão da integração da personalidade
do autor", diz Leila. Assim, através de discussões de questões
ligadas aos desenhos como forma de expressão, pretende-se avaliar
a personalidade da criança.
A partir do estudo dos aspectos
emocionais e de inteligência dos jovens, está sendo desenvolvido
um trabalho de grupo objetivando criar um espaço de comunicação
com essas crianças e adolescentes. Além disso pretende-se
trabalhar as dificuldades de relacionamento entre elas e os profissionais
da creche, utilizando técnicas de dinâmica de grupo, de expressão
artística
gráfica (desenho e pintura), musical, artística de forma
geral (dramatização), com uso de história e outras
técnicas.
Para Leila, os resultados
mostram que a miséria impede o desenvolvimento normal da inteligência.
Em avaliações que apontaram baixa inteligência, os
resultados seriam outros, caso as crianças tivessem sido criadas
em outro ambiente. "Crianças que vivem num meio familiar ou institucional
onde a comunicação com adultos é deficiente, carecem
de um estímulo verbal. Assim, a criança pode passar a produzir
frases coerentes e corretas, e a utilizar a linguagem não só
como comunicação, mas também como instrumento de raciocínio.
Apesar dos problemas de
inteligência apontados, o baixo nível socio-econômico
das famílias nem sempre se manifesta em prejuízo da criança.
"Muitas vezes comprovamos que, no terreno da inteligência prática,
as crianças que estão em vantagem são justamente as
pobres, treinadas pela vida na solução de problemas.
De modo geral, estas crianças adquirem valores e atitudes incompatíveis
com os padrões da cultura dominante, o que irá desajustá-las
na sociedade e em particular na escola. O que estamos propondo é
um trabalho de grupos operativos, que visa uma modificação
das suas atitudes", conclui Leila.
Os resultados do projeto
têm sido satisfatórios, comenta Leila. O relacionamento criança-criança
e criança-funcionário vem melhorando ao longo do trabalho,
apesar de encontrar maior resistência com adolescentes entre 12 e
14 anos. A coordenadora está disposta a informar outras creches
que estejam interessadas em conhecer o projeto e seus resultados.
Mais informações:
(
(011) 818-4173 ou 5561-0671.
Cursos, Seminários
e Palestras
Simpósio no IB
O Instituto de Biociências
(IB) da USP promove no próximo dia 17, das 9 às 12 horas,
e das 14 às 17 horas, o Mini-Simpósio Evolução
e Filogenias Moleculares, cujo responsável é o professor
Sérgio Russo Matioli, do IB.
A inscrição
pode ser feita pelo site http://www.ib.usp.br./evolução/mini98.
Não há cobrança de taxas, mas só cientistas
ou estudantes poderão participar do evento que terá lugar
no Anfiteatro Acadêmico, no Prédio da Administração
do Instituto, Rua do Matão, Trav.14, 321, Cidade Universitária,
São Paulo.
Mais informações:
pelo site http://www.ib.usp.br./evolução/mini98.
Livros, Revistas e Publicações
Os 150 anos do Manifesto Comunista
No próximo dia 17,
às 10 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP,
acontece o lançamento do no 34 da revista Estudos
Avançados, que traz um debate sobre o Dossiê 150 anos
do Manifesto Comunista, com o historiador Jacob Gorender, o jurista
e filósofo Roberto Mangabeira Unger, o jurista Fábio Comparato
e o físico Alberto Luiz da Rocha Barros.
A revista tem como destaque
uma nova tradução — direto do alemão — do Manifesto,
feita por Marcos Mazari, acompanhada de texto de Leandro Konder sobre a
chegada do panfleto ao Brasil. Além disso, conta com as seções
Economia,
Nuestra
América e Arte e Literatura, com um texto de Bertold
Brecht.
Mais informações:
(
(011) 818-3919 e 818-4442; E-mail: estavan@edu.usp.br.
Quadro de Avisos
Doutorando da USP recebe prêmio de Cidadania
Mundial
Roberto da Silva, doutorando
em Educação da Faculdade de Educação (FE) da
USP e autor do livro Os filhos do governo: a formação
da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas,
receberá, na próxima terça-feira (15), o Prêmio
Cidadania Mundial. O livro, publicado pela Editora Ática, é
o resultado de sua dissertação de mestrado na FE
O Prêmio Cidadania
Mundial é oferecido pela Comunidade Bahá'í do Brasil,
para homenagear aqueles que promovem a Unidade do Gênero Humano,
com realizações nas áreas de defesa e educação
para os direitos humanos fundamentais, proteção ao meio-ambiente,
promoção dos direitos da mulher, e todos aqueles que lutam
pela prosperidade da humanidade. Esta é a quarta edição
do prêmio, que teve como enfoque o tema Uma Educação
para a Cidadania e Paz. A premiação terá lugar
no Ministério da Justiça, às 20 horas.
Mais informações:
(
(013) 284-3530 ou e-mail kalil@lbm.com.br
com o pesquisador
Processo seletivo para docentes
Estão abertas até
5 de janeiro de 1999 as inscrições ao processo seletivo para
docentes nos cursos da Faculdade de Economia e Administração
(FEA) da USP do campus da capital e de Ribeirão Preto.
O processo é dirigido
a docentes da categoria professor doutor em RDIDP, da área de Direito
Comercial e da categoria assistente, em RTP, na área de Direito
do Trabalho.
Mais informações:
(011) 239-2744.
Defesa de Teses
Instituto de Geociências
Mestrado
O registro sedimentar
clássico aos sistemas de cavernas Lapa Doce e Torrinha, Município
de Iraquara, Chapada Diamantina. Fernando Verassani Laureano. Dia 21/12,
14 horas.
Mais informações:
(
(011) 818-3958
Instituto de Biociências
Doutorado
Ipomoea L.(Convolvulaceae)
no Sudeste do Brasil. Rosângela Simão Bianchini. Dia 21/12,
13h30.
Mais informações:
(
(011) 818-7517
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
Produção
e avaliação biológica de três fragmentos polipeptídicos
da subunidade 1 do receptor de interferon alfa. Sun-Ok Yoon. Dia 22/12,
9 horas.
Mais informações:
(
(011) 818-3621
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Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374,
conj. 244.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
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Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane,
Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães |