São Paulo, 18 de dezembro de 1998 n.360/98
Arquivo
Como controlar o tempo de exposição ao Sol
Ano que vem, o IAG da USP publica diariamente, na Internet, uma tabela de controle de tempo para exposição aos raios solares UVB, causadores de câncer de pele e catarata. As pessoas poderão se expor ao Sol, isentas de contrair as doenças, de acordo com seu tipo de pele.
 

Última semana da mostra mexicana no Cinusp

Alunas de Nutrição da FSP/USP são premiadas no I Seminário Internacional de Obesidade e Atividade Física

FFLCH lança revista sobre Língua Portuguesa


Destaque


IAG terá serviço de informações para prevenção ao câncer de pele
        A partir do ano que vem, os usuários da Internet poderão ter acesso a mais um serviço que auxiliará na prevenção de doenças decorrentes da excessiva exposição à radiação UV-B — proveniente do Sol —, como o câncer de pele e a catarata. O Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP deverá publicar diariamente um indicador de tempo máximo que uma poderá ficar exposta ao Sol minimizando o perigo de contrair tais doenças. A consulta será feita por meio de uma tabela que indicará o tipo de pele e o tempo ideal de exposição à radiação solar de acordo com cada um dos fototipos.
        De acordo com Marcelo de Paula Corrêa, aluno do programa de mestrado do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG que vem trabalhando na elaboração do projeto, este tipo de serviço já existe em países da Europa, EUA, Austrália e Nova Zelândia. "No Brasil, a Cetesb iniciou um serviço seguindo as normas da Environmetal Protection Agency (EPA), dos EUA e já está disponível, pelo IAG, via Internet. Nosso serviço será baseado em estudos recentes de Fitz Patrick, do Departamento de Dermatologia Americano", explica. Assim, segundo Corrêa, a idéia é ter uma classificação mais detalhada dos tipos de pele. "Teremos dados que irão desde a pele branca, denominada tipo I, até a pele negra, denominada tipo VI".
        Para os cálculos de atualização, o Laboratório de Ciências Atmosféricas do IAG utilizará amostragens da situação do ozônio na atmosfera, obtidas via Internet de agências européias e americanas. Posteriormente, serão somados fatores como a posição do Sol, altitude do local, refletância do solo e outras características da atmosfera. Estes valores são obtidos no próprio IAG, processados por meio de programas específicos. Assim, somados à situação do ozônio, obteremos números ideais para a atualização diária da tabela".
        Corrêa avisa que, inicialmente, o serviço deverá ficar restrito somente ao Estado de São Paulo e refere-se ao horário entre 11h30 e 12h30, período de intensidade máxima da radiação solar, em todas as estações do ano. "Obviamente, quando estivermos no horário brasileiro de verão, como agora, deve-se considerar o horário entre 12h30 e 13h30. Os tempos que constam na tabela são similares ao tempo de avermelhamento (eritema) da pele de cada pessoa, dependendo da categoria em que estiver enquadrada", explica. Ele lembra que, além da consulta à tabela, as pessoas devem se prevenir em qualquer período do dia, com a utilização de protetores solares, óculos escuros de boa qualidade, chapéus e etc, mesmo quando não estiverem na praia.
        Todo este trabalho é parte da dissertação de mestrado que Corrêa defenderá no Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, sob orientação do professor Artemio Plana-Fattori. Atualmente, o aluno vem contando com a colaboração da médica dermatologista Magda Blesmann Weber, mestranda do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do Serviço de Dermatologia, Setor de Fotomedicina. Este estudo foi premiado durante o 10º Congresso Brasileiro de Meteorologia, que aconteceu em Brasília, DF, entre os dias 26 e 30 de outubro e, no ano que vem, será publicado em revista científica especializada
        Mais informações: ( (011) 818-4770; e-mail: mpcorrea@model.iag.usp.br


Agenda Cultural

Cinusp encerra mostra O Jovem Cinema Mexicano
        De 21 a 23 de dezembro, o Cinusp "Paulo Emílio" encerra a mostra O Jovem Cinema Mexicano com o filme O Segredo de Romélia, de Busi Cortes, que mostra o olhar de três gerações de mulheres sobre a virgindade e o mistério que oculta uma história de amor.
        As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira, sempre às 18h30. O Cinusp localiza-se na rua do Anfiteatro, 181 – Favo 4 – Colmeia, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3540; e-mail: prceu@org.usp.br.

Programação da TV USP
        Na semana de 28 de dezembro a 3 de janeiro, a TV USP exibe dois programas Panorama, com destaque para o quadro Conexão Europa, que foi realizado com base em entrevistas feitas por dois estudantes de Rádio e TV que foram à Europa para conversar com alunos e pesquisadores brasileiros.
        No primeiro programa, os entrevistados falam sobre os procedimentos para se conseguir uma bolsa de estudos no exterior. Panorama também apresenta o trabalho de ponta em Microeletrônica, realizados por funcionários da POLI. Há ainda reportagens sobre o Centro de Computação Eletrônica (CCE) e o mestrado em Medicina sobre transtornos obsessivos compulsivos. Este programa será exibido nos seguintes horários: segunda-feira (21): 8 horas, 12h30, 17 horas e 21h30; quarta-feira (23): 9 horas, 13h30, 18 horas e 22h30; sexta-feira (25): 10 horas, 14h30, 19 horas e 23h30; domingo (27): 11h30 e 20h30.
        Na segunda parte da Conexão Europa, os entrevistados falam sobre as diferenças culturais, as dificuldades e novidades que encontraram na Europa. A série Linha de Frente traz um perfil de Ana Maria Santana, uma das funcionárias mais queridas da FAU. Há também duas reportagens ecológicas, uma sobre as queimadas da Amazônia e outra sobre uma pesquisa que desenvolveu um plástico biodegradável. Este programa será exibido nos seguintes horários: terça-feira (22): 8h30, 13 horas, 17h30 e 22 horas; quinta-feira (24): 9h30, 14 horas, 18h30 e 23 horas; sábado (26): 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30; domingo (27): 16 horas e 1 hora.
        Mais informações: (011) 818-4101; e-mail: tvusp@edu.usp.br.

Último fim de semana de Juízo Final no TUSP
        Termina neste domingo (20) a apresentação da peça Juízo Final, em cartaz no TUSP - Centro Universitário Maria Antonia da USP. Juízo Final, uma comédia triste, tem a direção de Abílio Tavares e Carol Badra, e a dramaturgia de Antônio Rogério Toscano.
        Os horários das sessões são: sexta-feira às 21 horas, sábado às 20 e 22h15, e domingo às 20 horas. O TUSP fica na rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (011) 255-5538 ou 255-7182


Livros, Revistas e Publicações

Nova revista na FFLCH
        O Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP acaba de lançar o primeiro número da Revista do Centro de Estudos Portugueses, que tem por objetivo a publicação de trabalhos realizados por professores e alunos da USP, no que diz respeito ao estudo das literaturas de língua portuguesa, além da colaboração de especialistas de outras universidades e países.
        A revista quer manter um caráter interdisciplinar em que a língua portuguesa seja o elemento articulador de questões relativas à História, à Antropologia, à História da Cultura e das Mentalidades, e também de discussão de aspectos da língua nos diferentes países onde ela é falada.
        O primeiro número traz o Dossiê: Poesia em Língua Portuguesa, sobre a criação poética em português.
        Mais informações: ( (011) 818-4589 ou 818-4612

Quadro de Avisos

Alunas de Nutrição da USP são premiadas
        As alunas do 4o ano do Curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Roberta Stella e Luciana S. Pasquali, bolsistas de iniciação científica e orientadas da professora Regina Mara Fisberg, do Departamento de Nutrição da FSP/USP, ganharam o 1o Lugar na Categoria de Graduandos do I Seminário Internacional de Obesidade e Atividade Física, ocorrido em outubro deste ano no Auditório Elis Regina, no Anhembi.
        Roberta e Luciana apresentaram o trabalho Perfil Lipídico de Alunas de Nutrição e Sua Associação Com Fatores De Risco para Doença Arterosclerótica.
 
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães

 
Home
Page