São Paulo, 28 de dezembro de 1998  
n.362/98
Arquivo
 
Medicina brasileira elege os 10 maiores médicos do Século XX 
Consulta da Revista Médicos, do HCFMUSP, a todas as escolas médicas nacionais e estaduais elegeu os dez maiores médicos do Século XX. Quatro deles são da USP
Cursos de especialização na Saúde Pública
Estação Ciência oferece curso de teatro
ESALQ tem novo diretor

Destaque

Quatro médicos da USP estão entre os melhores do Século

        Pesquisa realizada pela revista Médicos, publicação do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da USP, elegeu os dez personagens mais importantes da medicina brasileira do Século XX. Entre eles, quatro são da própria Universidade de São Paulo. Figuram na lista os nomes de Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz, Carlos Chagas, Maurício Oscar da Rocha e Silva, Euryclides Zerbini, Gaspar Vianna, Rocha Lima, Sérgio Henrique Ferreira, Adib Jatene e Ivo Pitanguy, médicos que, segundo o editorial da revista, "fizeram com que a odisséia deste século nos enchesse de orgulho". Dentre estes, Zerbini, Jatene, Rocha e Silva e Sérgio Ferreira têm suas histórias pessoais liga-das à própria história da medicina dentro da USP, e os dois últimos, especifica-mente, à história da Faculdade de Medici-na da USP em Ribeirão Preto (FMRP).
        Dentre os médicos escolhidos, há um cirurgião plástico (Pitanguy), dois cirurgiões cardiovasculares (Zerbini e Jatene) e dois pesquisadores (Rocha e Silva e Sérgio Ferreira, ambos da FMRP-USP). Rocha e Silva, considerado a maior expressão da farmacologia brasileira de todos os tempos, foi quem iniciou, ainda em 1957, as pesquisas de ponta desen-volvidas pela Faculdade de Ribeirão. Foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta da bradicinina, uma substância presente no organismo huma-no que atua em processos inflamatórios, mecanismos de contração muscular e fenômenos de produção da dor, e causa efeitos como a queda da pressão arterial. Sérgio Ferreira, seu discípulo, desenvol-veu trabalhos de pesquisa na área de hipertensão e analgesia. Atual presidente da SBPC, Ferreira recebeu diversos prê-mios e foi colaborador de Jonh R. Vane, Nobel de Medicina.
        Os outros cincos estão todos ligados, direta ou indiretamente, à área da Saúde Pública. Aí estão Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, o descobridor do agente transmissor da doença que ganhou seu nome.
        Os dois cirurgiões cardiovascu-lares citados foram também alunos da USP. Euryclides Zerbini prestou vestibu-lar para medicina em 1930, e a Faculdade de Medicina da USP era então a única escola de São Paulo. Em maio de 1968, Euryclides e sua equipe realizaram o primeiro transplante brasileiro.
        O ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, também passou pela Universidade de São Paulo. Formado em 1953 na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Jatene permaneceu ligado ao Serviço Público e Particular do professor Zerbini. Em 1958, foi contratado pelo Hospital das Clínicas da Universidade. Mais tarde tornou-se professor e diretor da FMUSP e do INCOR (Instituto do Coração).
        A Faculdade de Medicina de Ribeirão, primeira escola médica do interior do Brasil, é também citada na última avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do governo federal que financia pesquisas científicas. Segundo o relatório da CAPES, o programa de pós-graduação em Farma-cologia da FMRP é de excelência comparável aos melhores do mundo. É deste setor que saíram os nomes de Rocha e Silva e de Sérgio Ferreira.
        A composição de uma lista como esta, embora se trate de uma homenagem, traz consigo sempre alguma polêmica. Escolher dez entre milhares é tarefa muito delicada. Não é à toa que a apuração de todos os votos (colhidos entre profissionais de 52 escolas médicas, 47 sociedades de especialidades, 22 conselhos regionais de medicina, 20 associações médicas estaduais, o Conselho de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos) levou três meses de trabalho, e exigiu do conselho editorial da revista um "esforço sobre-humano", segundo desabafo do diretor Luiz Mir. Por isso, mesmo tendo arrolado o nome de dez grandes personalidades da medicina nacional, a publicação do Hospital das Clínicas preocupa-se em frisar que elas não representam indivíduos isolados, mas também o trabalho das equipes que os rodearam e rodeiam, e que, conforme a avaliação da revista, são as responsáveis pelo avanço e modernidade da medicina brasileira.
        O resultado foi publicado na edição de dezembro da revista "Médicos".
        Mais informações: ( (011) 3069-7073.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Especialização na Saúde Pública
        O Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está com inscrições abertas até o dia 29 de janeiro de 1999 para os seguintes cursos: Curso de Especialização em Engenharia em Saúde Pública e Ambiental e Curso de Especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental. Os cursos tem inicio no dia 23 de fevereiro, com encerramento em 16 de dezembro.
        Mais informações: ( (011) 3066-7732.

Curso de Teatro na Estação Ciência
        A partir de janeiro estarão abertas as inscrições para o curso de teatro que a Estação de Ciências passará a oferecer a partir de 1999, como modo de aumentar as atividades do seu Núcleo de Artes Cênicas.
        As metas a montagem de espetáculos, o estímulo à leitura de peças dramáticas, a preparação de cursos e oficinas sobre técnicas teatrais e história da arte.
        Mais informações: ( (011) 263-7022, com Cauê.


Agenda Cultural

Cinusp exibe e promove debates sobre superproduções
        Em janeiro e fevereiro, o Cinusp "Paulo Emílio" em conjunto com a Associação Cultural Grupo de Cinema exibirá e discutirá algumas das principais bilheterias dos últimos anos.
        Na semana de 4 a 8 de janeiro será exibido O Quinto Elemento. O título do filme se refere aos quatro elementos da tradicional alquimia grega: terra, ar, fogo e água. Reunidos, os quatro elementos criam um quinto: a vida. No entanto a cada 5000 anos, uma porta se abre entre as duas dimensões. Numa delas está o universo e toda a sua multiplicidade de formas de vida. Na outra, existe um elemento que não é constituído dos outros mas sim de uma anti-energia, uma antivida que quer acabar com todas as formas de vida.
        As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira, com entrada franca, sempre às 18h30. O Cinusp localiza-se na rua do Anfiteatro, 181 – Favo 4 – Colméia, Cidade Universitária.
        Mais informações: (011) 818-3540; e-mail: prceu@org.usp.br.

Programação da TVUSP
        Confira a programação da TVUSP na semana de 4 a 10 e janeiro de 1999:
        Panorama. Este programa apresenta uma reportagem sobre o Projeto Clicar, iniciativa da Estação Ciência da USP que utiliza o computador para ensinar arte e ciência para crianças de rua. Traz ainda um documentário produzido pela VIDEOFAU que apresenta momentos marcantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP nos seus 50 anos de existência. A exibição será: segunda-feira (dia 4), às 8 horas, 12h30, 17 horas, 21h30; quarta-feira (dia 6), às 9 horas, 13h30, 18 horas, 22h30; sexta-feira (dia 8), às 10 horas, 14h30, 19 horas, 23h30, domingo (dia 10).
        Panorama (destaque). Este programa traz uma reportagem sobre o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade e outra sobre o projeto Avizinhar, da CECAE, que desenvolve atividades com crianças, adultos e escolas vizinhas à USP. Na terceira parte da Conexão Europa, os entrevistados fazem uma comparação entre a Universidade brasileira e a infra-estrutura de algumas universidades européias. A série Em Tese, traz um apanhado sobre a tese de doutorado de Heitor Frúgoli Jr. Que trata da centralidade urbana e exclusão social na Avenida Paulista, Avenida Luís Carlos Berrini e no Centro da Cidade. O programa será exibido: terça-feira (dia 5), às 8h30, 13 horas, 17h30, 22 horas; quinta-feira (dia 7), às 9h30, 14 horas, 18h30, 23 horas; sábado (dia 9), às 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30; domingo (dia 10), às 16 horas, 1 hora.
        Mais informações: (011) ( 818-4101.


Quadro de Avisos

Toma posse novo diretor da Esalq
        A partir de 11 de janeiro, a Escola Superior "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP tem novo diretor. O professor Julio Marcos Filho toma posse, às 17 horas, na função de diretor da Escola. A cerimônia acontece no Salão Nobre da Esalq, Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.


Defesa de Teses


 

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Condições perigosas e favoráveis do trabalho em obras do metrô: expandindo os mapas de risco no estudo da relação trabalho/saúde. Leda Aparecida Veridiano Picollo. Dia 7/1, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533
 
 
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home  
page