São Paulo, 7 de abril de 1999 n.390/99
Arquivo
 
Malária sofre com corte na área da Saúde 
Corte de verba do governo federal faz Centro Avançado de Pesquisa da Malária da USP diminuir atendimento e acompanhamento de pessoas infectadas pela doença em Rondônia.
 
Cepeusp dá Cartão Vermelho ao Sedentarismo
 
USP realiza seminário sobre regimes de trabalho docente
 
Comunicação Empresarial é tema de curso na ECA
 
FEA faz seminário sobre perdas no varejo brasileiro
 
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo lança a 10ª edição da Revista Caramelo
 

Destaques 
Corte de verbas dificulta estudos sobre a malária
        A desativação do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) a partir do próximo ano, anunciada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e os cortes orçamen-tários feitos pelo governo federal na área de saúde deixará em dificuldades financeiras o Centro Avançado de Doenças Tropicais da USP, localizado em Rondônia. Este núcleo de pesquisa estuda a malária desde 1989. "O problema da malária na região amazônica é complicado porque o mosquito transmissor está em seu habitat natural, por isso tratar esta doença em Rondônia é muito mais difícil do que tratá-la em São Paulo", explica Erney Plessmann Camargo, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e um dos articuladores do programa desde seu nascimento.
        O campus avançado da USP, localizado em Porto Velho, iniciou-se com incentivos da Finep e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesses dez anos de trabalho foram realizadas pesquisas sobre diversas doenças tropicais. Mas o alvo principal destas pesquisas foi a malária. "É o maior problema da região e precisávamos dar prioridade a ele. Só em 1988 a doença havia assolado o estado com 250 mil vítimas", considera Erney.
        A partir de 1997, o Centro Avançado de Doenças Tropicais passou a contar com o Pronex como principal fonte de recursos. "Com o incentivo do Pronex foi possível montar um laboratório de primeiro mundo, semelhante ao que temos no campus de São Paulo", afirma Erney. "Atualmente atuamos em quatro municípios do estado: Porto Velho, Colina, Portochuelo e Montenegro, onde procuramos atender a população local. Para isso precisamos de transporte, remédios e equipamento".
        Desde o ano passado, no entanto, os recursos do Pronex vem sendo reduzidos. "Inicialmente recebemos R$ 600 mil. Em 1998, recebemos R$ 125 mil, e neste ano não sabemos com quanto contar".
        O Campus Avançado da USP trabalhava em conjunto com a Fundação Nacional de Saúde (FNS), que é responsável pelo diagnóstico primário de malária, febre amarela e outras doenças infecciosas na região amazônica. Mas este ano a FNS sofreu cortes drásticos inclusive no pagamento do pessoal, e "nossa situação é de incerteza".
        Com o corte no orçamento, o Centro Avançado de Doenças Tropicais terá que diminuir o atendimento e acompanhamento de pessoas infectadas pela malária. Para solucionar este problema, os coordenadores do projeto estão procurando recursos no exte-rior, sobretudo no Japão e na Inglaterra. "Para combater a malária na região amazônica, é fundamental este acompanhamento. Precisa-mos encontrar soluções pontuais para quebrar o ciclo de infecções, e para isso precisamos de médicos em atividade", comenta Erney.
        De acordo com o professor, a reitoria está interessada no projeto e a USP tem contribuído na área de recursos humanos. Algumas pesquisas tem sido feitas com recursos da Fapesp, mas para manter a infra-estrutura são necessárias outras fontes de renda.
        Dez anos após o início do projeto, a malária em Rondônia é bem menor. "A malária explosiva, que invadiu o estado no início da década, ocorreu justamente porque Rondônia era um pólo atrativo de migrantes, que não possuíam nenhuma defesa contra a doença, e por isso a epidemia alastrou-se. Hoje, que Rondônia já não recebe tantos migrantes, o problema está em Roraima. Mas não há porque expandirmos nosso campus avançado até lá, pois a malária explosiva já foi suficientemente estudada", conta Erney.
        No entanto, o professor considera fundamental o prosseguimento das pesquisas em Rondônia. "A malária foi sempre, em todos os tempos, um grande algoz da humanidade. Algumas epidemias, como a da peste do século XIV, podem ter tido maior dramaticidade pela agudez de sua ocorrência, mas nenhuma outra doença se compara à malária pela tenacidade e perenidade com que flagela a humanidade. Por isso não podemos ignorar a presença desta doença no Brasil. Devemos estudá-la e buscar soluções", afirma.
        Mais informações: (011): 818-7208 e-mail: erney@usp.br.
USP dá Cartão Vermelho ao Sedentarismo no Dia Mundial da Saúde
        Será lançada hoje, no Dia Mundial da Saúde, a campanha Cartão Vermelho ao Sedentarismo, a primeira de uma série que o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) desenvolve ao longo deste ano. A idéia deste projeto (Sua saúde merece muito mais que um dia), que se estende por mais duas semanas de abril, é a de difundir um estilo de vida mais ativo e, assim, promover uma maior qualidade de vida.
        Ainda hoje, entre as 11 e as 14 horas e das 17 às 19 horas, acontece no Cepeusp uma avaliação antropométrica, promovida em conjunto com a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e o Hospital Universitário (HU). Os participantes - alunos e funcionários da comunidade universitária e seus dependentes - serão atendidos gratuitamente por professores, médicos e enfermeiros, que aplicarão teste de flexibilidade e medirão a altura, peso, pressão e massa corpórea. A avaliação acontece na Portaria Central do Cepeusp, na Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61. No dia 12 a campanha recomeça e se estende até 16 de abril, no mesmo horário e local.
        No próximo dia 17, a partir das 9 horas, ocorre a Caminhada na USP, marcha contra o sedentarismo aberta a familiares e amigos da comunidade universitária. Eles percorrerão 3km saindo da Portaria 2 do Cepeusp e passando pela Avenida da Raia. O objetivo da Caminhada é aumentar o nível de envolvimento da comunidade com a prática regular e sistemática de exercícios físicos. Haverá ainda sorteio de brindes aos participantes.
        Mais informações: ( (011) 818-3306/3565/3555.
        Internet: http://www.usp.br/cepe/, ou pelo e-mail cepeusp@edu.usp.br
USP debate regimes de trabalho docente
        A Reitoria da Universidade de São Paulo realiza na próxima quinta-feira, dia 8, das 9 às 13 horas, o Seminário sobre Regimes Jurídicos do Trabalho Docente na USP, sob a coordenação do Departamento de Recursos Humanos da CODAGE.
        A USP quer iniciar uma reflexão sobre como vão ficar os diferentes vínculos empregatícios dos professores, principalmente os contratos precários, após a reforma da previdência.
        Mais informações: ( (011) 818-3460 com o Diretor do DRH, Prof. Gilberto Tadeu Shinyashiki

Cursos, Seminários e Palestras 

Comunicação empresarial
        Estão abertas as inscrições para o curso A Comunicação empresarial na era do conhecimento, promovido pelo Departamento de Jornalismo e Editoração, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, de 09 de abril (sexta-feira) a 18 de junho, às sextas-feiras, das 14h30 às 17 horas.
        O curso irá apresentar as tendências em comunicação empresarial e suas interações com as áreas de recursos e gestão empresarial.
        A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4112 ou 818-4117.

Varejo brasileiro
        O Programa de Administração de Varejo (PROVAR), da Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realizará dia 14 de abril, das 8 às 18 horas, o II Seminário Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro.
        O evento, que acontecerá no Auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), contará com consultores, especialistas e executivos de entidades e empresas do setor varejista.
        Mais informações: ( (011) 818-6045 ou e-mail provar@fia.fea.usp.br .

História da Cidade e do Urbanismo
        É o seminário que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove, entre os dias 12 e 20 de abril, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, em sua unidade na Rua Maranhão, 88, Higienópolis.
        O evento contará com a participação dos professores-convidados Nuno Portas, de Portugal, Juan Busquets, Eduardo Leiras, Manuel Herce e Jordi Borja, da Espanha, Christian de Portzamparc, da França, e de Jorge Wilheim, brasileiro.
        Mais informações: ( (011) 813-2511, ou fone/fax 818-4801, ou ainda pelo e-mail eventfau@edu.usp.br .

Psicologia Hospitalar
        O Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e a Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto (FIERP) estão com inscrições abertas, até 9 de abril, para o Curso de Introdução à Psicologia Hospitalar, que acontecerá nos dias 17 e 24 de abril e 8, 15 de maio, das 13 às 17 horas.
        O curso é dirigido a profissionais e graduandos dos cursos da área de saúde e tratará temas como "assistência psicológica à criança hospitalizada", "o preparo para cirurgia infantil".
        Mais informações: ( (011) 602-3444, com Valéria.

Planejamento e Projetos Urbanos
        O Departamento de História e Estética do Projeto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em parceria com a PUC-Camp, Makenzie e Fupam (Fundação para Pesquisa Ambiental), estão promovendo um curso de pós-graduação e extensão universitária, sobre o tema Planejamento e Projetos Urbanos, que acontece no período de 12 a 19 de abril, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no auditório do Prédio Vilanova Artigas, Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária. As inscrições já estão abertas.
        Mais informações: ( (011) 818-4566.

Encontros temáticos discutem varejo
        O Programa de Administração de Varejo (PROVAR) da Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, promove dia 8 de abril dois eventos para discutir temas das áreas de Finanças e Marketing: Valores Ocultos na Perda de Caixa, das 8 às 12 horas; e Gerenciamento de Categorias: apenas mais uma ferramenta de gestão ou avanço na gestão do varejo?, das 14 às 18 horas.
        Os encontros acontecem no Centro de Treinamento da FIA, Rua José Alves Cunha Lima, 172, Butantã.
        Mais informações: ( (011) 818-6045 e 813-6467, ou e-mail: rosei@fia.fea.usp.br


Livros, Revistas e Publicações 

Caramelo no 10 traz o ensino da Arquitetura
        Será lançada hoje, dia 7, às 20 horas, a edição no 10 da revista Caramelo, publicação produzida pelos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
        A revista, famosa por sua qualidade gráfica que recebeu em 1992 o prêmio de excelência da 2a Bienal Brasileira de Design de Curitiba, procura contemplar neste número as diversas faces do ensino da Arquitetura, com artigos, depoimentos e entrevistas de alunos e professores, que ampliam a discussão para o âmbito da universidade, relacionando questões do ensino e pesquisa com a atuação profissional.
        O lançamento acontece na própria FAU, que fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, com a apresentação da Banda Zomba. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 818-4528 e 818-4801.
 
 

Defesa de Teses 

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Sistema suicida para leveduras baseado na degradação do material genético visando biossegurança. Andrea Balan Fernandes. Dia 9/4, 9h30.
        Variabilidade fenotípica e genotípica de amostras de Cândida albicans isoladas da mucosa bucal de pacientes com AIDS. Claudete Rodrigues Paula. Dia 13/4, 9 horas.
Mestrado
        Caracterização da instabilidade genética de Streptomyces olindensis produtor do antitumoral retamicina. Nadia Cristina Gomes. Dia 7/4, 9h30.
        Mais informações:( (011) 818-7439.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Fazer e dizer em uma tarefa de encaixe com crianças: natureza da tarefa e o papel de instruções e de contingências. Maria Regina Cavalcante. Dia 15/4, 14 horas.
Mestrado
        Auto-alfabetização precoce: indício de superdotação ou resposta a um ambiente rico em estímulos? Cláudia Gardel Câmara. Dia 14/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Instituto de Biociências
Doutorado
        8-metoxipsoraleno: sítios de ligação e mecanismos de ação em células de melanoma humano. Mauro Cesar Isoldi. Dia 14/4, 14 horas.
        Comparação morfo-anatômica entre populações de marcetia taxifolia (melastomataceae), localizadas na Serra do Cipó - MG e Restinga de Maricá – RJ. Fernando Henrique Aguiar Vale. Dia 15/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7538.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Medida da pressão arterial em locais alternativos: comparação de valores diretos e indiretos em função da largura do manguito. José Luiz Tatagiba Lamas. Dia 12/4, 10 horas.
Mestrado
        A enfermagem e o futuro: as representações que conformam um novo esboço de profissão. Vilanice Alves de Araújo Püschel. Dia 9/4, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        A arte depois das vanguardas. Ricardo Nascimento Fabrini. Dia 8/4, 14 horas.
        A dinâmica de um pensamento crítico: Caio Prado Júnior (1928-1935). Paulo Henrique Martinez. Dia 8/4, 14 horas.
        O papel da especialização funcional do hemisfério direito do cérebro humano na aquisição de um novo código descritivo: relato de uma experiência na aquisição do alemão como L2. Arlete Von Kries. Dia 9/4, 14 horas.
Mestrado
        O jovem Di Cavalcanti: uma trajetória de um artista gráfico na imprensa carioca e na paulistana, 1914-1921. Ana Paula Cavalcanti Simioni. Dia 9/4, 9 horas.
        A cidadania como metáfora: o projeto de formação e organização de meninos e meninas do movimento nacional de meninos e meninas de rua. Carolina Moreira Marques. Dia 9/4, 9 horas.
        O poço de Chaim Grade: uma tradução cultural. Genha Migdal. Dia 8/4, 10 horas.
        Achados e esquecidos de José de Alencar: cartas e textos políticos. Kátia Mendes Garmes. Dia 8/4, 14h30.
        A imagem do sertão na tradução alemã de "Grande Sertão: Veredas". Fábio Luis Chiqueto Barbosa. Dia 9/4, 9 horas.
        Franco Sacchetti: um novelista florentino do século XIV. Marlene Carolina de Souza. Dia 9/4, 10 horas.
        Um dissidente na república das letras: as idéias literárias em Lima Barreto. Maria Salete Magnoni. Dia 9/4, 15 horas.
        Balneário Camboriú: desenvolvimento de uma cidade litorânea. Magda Starke Lee. Dia 9/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira – ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page